Cinthia Marcelle apresenta dois novos filmes em galeria paulista

(São Paulo, SP)

Está em cartaz na Galeria Vermelho, a exposição com os filmes “O Século” e “Rua de Mão Única”, produzidos pela artista Cinthia Marcelle e o cineasta Tiago Mata Machado.

Feito em 2011 em parceria entre a artista e o cineasta, “O Século” já participou de várias exposições internacionais, como a última edição da Bienal de Istambul em 2013.

Em uma via, aparentemente tranquila, vê-se algo arremessado de uma extremidade a outra, um objeto que é rebatido (de fora do quadro) e devolvido à cena. Logo, outros objetos são arremessados, acumulando-se no quadro: pedras, botas, capacetes, uniformes, cabos de vassouras, um volante de carro, uma roda, um cano de descarga, ferramentas, tonéis, pneus, baldes, eletrodomésticos, um mundo inteiro vindo à tona em um jorro que se converte, imediatamente, em uma espécie de ruína. Do lado oposto, de onde os objetos foram rebatidos, uma contra-ofensiva é esboçada, bombas de gás são atiradas ao outro extremo do quadro, espalhando fumaça por todo o ambiente. Logo, sob a mesma neblina, um novo conflito está pronto a eclodir em algum outro ponto, retomando o confronto e as paixões humanas que fazem a vida, a beleza e o horror de um século.

Colaboração mais recente entre Cinthia e Mata Machado, “Rua de Mão Única”, de 2013, teve premiere mundial no festival de cinema de Rotterdam. O filme, segundo palavras dos artistas, constitui um contra plano para “O Século”. Ele revela o conflito físico entre manifestantes ausente em “O Século”. Em ambos os trabalhos, “O Século” e “Rua de Mão Única”, apontam para o constante conflito entre política e sociedade.

“O Século” e “Rua de Mão Única”, de Cinthia Marcelle e Tiago Mata Machado
De 15 de abril a 10 de maio
Terça a sexta, de 10h a 19h
Sábados de 11h a 17h

Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais, 350
São Paulo
55 11 31381520



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA