Últimos dias | Exposição “Abre Alas” na galeria A Gentil Carioca

(Rio de Janeiro, RJ)

Abertura da exposição “Abre Alas 10” na galeria A Gentil Carioca, com curadoria de Armando Mattos e Marta Mestre:

No dia 22 de fevereiro, o Abre Alas apresenta sua 10º edição e completará 10 anos de existência.
Ao final do primeiro ano de vida da galeria, Marcio Botner, Laura Lima e Ernesto Neto perceberam que tinham um tesouro em mãos: cerca de 200 portfólios recebidos de artistas de todo o Brasil.
Com isto, os diretores da A Gentil Carioca decidiram que iriam aproveitar todo esse material em uma exposição que acontece desde 2005 – próxima ao carnaval.

O nome “Abre Alas” remete ao carro que inaugura o desfile das escolas de Samba. O projeto é uma exposição que nasceu com o intuito de abrir espaço para jovens artistas. Com o tempo, a exposição passou a incluir a participação de artistas do mundo todo.
A Gentil funciona como uma vitrine, e se alegra ao ver que os artistas apresentados no projeto seguem seu caminho fazendo parte dessa rede maior.
Mais de 100 novos nomes participaram do projeto ao longo destes anos. Entre eles: Maria Nepomuceno, Guga Ferraz, Rodrigo Torres e Maria Laet.

Desde 2010 são convidados curadores para realizar a seleção dos trabalhos. Este ano fizeram parte do comitê de seleção: Armando Mattos (curador da Bienal de Arte Contemporânea de Búzios – BAB) e Marta Mestre (curadora assistente no MAM – Rio).
Foram 283 inscrições e 28 projetos de artistas selecionados, de diversas regiões do Brasil e países estrangeiros.

Artistas participantes:

Beatriz Nogueira, Betelhem Makonnen, Bruno Osório, Carolina Cordeiro, Cauê Novaes, Coletivo Plástico Preto, Daniel Albuquerque, Deolinda Aguiar, Eduardo Montelli, Erika Romaniuk, Evandro Prado, Felipe Braga, Fernanda Taddei, Guilherme Callegari, Jeferson Andrade, Leandra Espírito Santo, Letícia Lampert, Louise Botkay, Noara Quintana, Peter Wüthrich, Raquel Uendi, Renan Marcondes, Sheila Ortega, Steffania Paola, Stephanie Gervais, Thiago Araújo, Victor Saverio e Yana Tamayo.

CAMISA EDUCAÇÃO

A GENTIL CARIOCA realiza o projeto Camisa Educação desde 2005. A cada nova inauguração na galeria um artista é convidado a realizar um projeto para uma camisa na qual a palavra “educação” está escrita. Nesta edição haverá o lançamento da Camisa Educação n°53 do artista Rafael Adorjan.

PAREDE GENTIL

No projeto Parede Gentil, um artista é convidado para fazer algo especial sobre a parede exterior da galeria, para que permaneça lá por 4 meses. Para CHUVAVERÃO do OPAVIVARÁ!, cinco chuveiros foram instalados na parede externa da galeria, convidamos Frances Reynolds para apoiar o projeto, tudo isso visando fortalecer a importância do colecionismo e tornar a coleção de arte em algo público, uma oportunidade de educar. Uma boa coleção de arte legitima seu tempo e permite que um grupo de pessoas receba esse tipo de informação.
Haverá a participação especyal do VIEMOS DO EGYTO abrindo as pyrâmides! Venham com trajes de banho! Sabão com purpuryna pra sair do chuvaverão brilhando!

ABRE ALAS 10
Abertura 22 de fevereiro de 2014 18h as 22h
Exposição de 25 de fevereiro a 15 de março de 2014
Camisa-Educação n°53 por Rafael Adorjan.
Parede Gentil n°21 por OPAVIVARÁ! de 22 de fevereiro a 28 de junho 2014
Gentil apoio Frances Reynolds

A Gentil Carioca
Rua Gonçalves Ledo,11 e 17,Sobrado, Centro
Rio de Janeiro- 20060-020
Tel: 21 2508-7265 e 21 2222-1651
De terça a sexta-feira das 12h as 19h e sábados das 12h as 17h.
correio@agentilcarioca.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA