(São Paulo, SP)
A Galeria Fortes Vilaça apresenta a exposição “A Abelha, o Papagaio e a Onça”, de Marine Hugonnier.
Sobre a exposição:
Em sua segunda individual na Galeria Fortes Vilaça, Marine Hugonnier apresenta um filme, fotografias e esculturas que fazem parte de pesquisa da artista sobre maneiras de abordar, compreender e conviver com a natureza e os sistemas de representação que nossa sociedade criou para esta. No filme Apicula Enigma, Marine desconstrói a linguagem corrente do “documentário de vida selvagem” ao usar recursos técnicos do cinema para se aproximar da verdade fatual da uma colmeia.
Nesta mostra, Hugonnier considera a figura do papagaio como a de um animal aculturado, já que tem a habilidade de falar. A ideia de poder incluir um animal no contexto público por sua capacidade de comunicação é a base para a performance que acontecerá na abertura da exposição, onde um papagaio vai interagir com os visitantes.
A terceira parte da exposição é baseada na pesquisa e conceitos delineados sobre a perspectiva ameríndia em que existe somente uma humanidade da qual os animais também fazem parte. A noção ameríndia expande assim a ideia de subjetividade para uma não-diferenciação entre humanos e animais.
Esta exposição considera diferentes tipos de concepções ontológicas sobre humanos e animais e assim questiona dicotomias tradicionais modernas; a divisão entre Natureza e Cultura, Sujeito e Objeto e os modos de produção e troca que estes sistemas de pensamento implicam.
“A Abelha, o Papagaio e a Onça” de Marine Hugonnier
Abertura: 22/3, das 14h às 18h
Exposição: de 22/3 a 3/5
De terça a sexta, das 10h às 19h
Sábados, das 10h às 18h
+55 11 3032 7066
Galeria Fortes Vilaça
Rua Fradique Coutinho, 1500 – Vila Madalena
São Paulo, Brasil