(São Paulo, SP)
Museu Afro Brasil expõe artistas brasileiros e japoneses em “Entre Dois Mundos – Arte Contemporânea Japão-Brasil”.
Sobre a exposição:
Artistas contemporâneos japoneses e brasileiros compõem a exposição “Entre Dois Mundos – Arte Contemporânea Japão-Brasil”, com curadoria de Emanoel Araujo, no Museu Afro Brasil. A mostra nasceu de um intercâmbio cultural São Paulo-Tokyo, do departamento de pesquisas de pintura japonesa da Universidade de Arte Musashino, que promove exposições, residências artísticas e workshops, em que os artistas trazem a arte tradicional para o mundo contemporâneo.
Este programa foi escolhido para ser o projeto internacional de intercâmbio da Universidade de Arte Musashino (Kodaira City, Tokyo), que abrange estudos de Pintura Japonesa, Escultura, Pintura a Óleo, Design de Comunicações Visuais, Moda, Desenho Industrial, Decoração, Craft Design (trabalhos em madeira, metal, cerâmica, têxtil e vidro).
Organizado por Sandra Cinto e Albano Afonso, em São Paulo, o Ateliê recebe cinco artistas japoneses para residência de um mês. A exposição reúne 12 brasileiros, seis nikkeis e 13 japoneses. “No nosso ateliê, por semana, temos 60 jovens que frequentam quatro grupos de 15 artistas. Não consideramos uma aula ou um curso. É um encontro”, diz Sandra Cinto.
“Na escolha dos artistas brasileiros, pensamos na obra e como ela poderia dialogar com a tradição e a cultura japonesas, de uma maneira muito aberta, nada literal. Quando os artistas começaram a mandar as imagens das obras, vimos que os trabalhos são muito monocromáticos e têm uma harmonia”, acrescenta Sandra.
A artista exemplifica as aproximações: “Carla Chaim dialoga com a arte geométrica brasileira, mas também com o origami. O trabalho de Margarida Holler é super-orgânico, muito corpóreo, mas remete a uma paisagem, entre a abstração e a figuração, com um fazer muito meditativo. Ding Musa vai fazer uma instalação com tijolos e espelhos, uma reflexão sobre a imagem e uma ideia de infinito, de repetição”.
Os artistas
Brasileiros: Albano Afonso, Carla Chaim, Carlos Nunes, Ding Musa, Felipe Cama, Fernando Velázquez, Flávio Cerqueira, Laura Gorski, Luiz Telles, Margarida Holler, Reginaldo Pereira e Sandra Cinto.
Nikkeis: Ayao Okamoto, Futoshi Yoshizawa, James Kudo, Herman Tacasey, Nilson Sato, Roberto Okinaka.
Japoneses, residentes no Japão: Akiko Hashimoto, Ami Inoue, Aguri Uchida, Aya Shima, Machi Miyamoto, Naoaki Yamamoto, Ryozo Kato, Shingo Tameso, Sho Tanaka, Takafumi Kijima, Takashi Kuribayashi, Yu Inagaki, Yuriko Nishino.
“ENTRE DOIS MUNDOS – Arte Contemporânea Japão-Brasil”, com participações de Ding Musa, Reginaldo Pereira e Sandra Cinto
Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura
De terça-feira a domingo, das 10 as 17hs, com permanência até as 18hs.
Na última quinta-feira de cada mês, o horário de funcionamento será estendido até às 21hs, para atendimento noturno ao público visitante.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10
São Paulo / SP – 04094 050
Fone: 55 11 3320-8900
Entrada gratuita