Dirnei Prates em Porto Alegre

(Porto Alegre, RS)

Dirnei Prates expõe suas obras na exposição “Só vim para dizer que estou indo”, pelo 3º prêmio IEAVI (Instituto Estadual de Artes Visuais) de Incentivo a Produção de Artes Visuais, com Nelton Pellenz.

Sobre a exposição:
Através de diferentes estratégias, nesta exposição os artistas Dirnei Prates e Nelton Pellenz, do coletivo Cine Água, criam um corpo de trabalho essencialmente formado por fotografias e filmes, que discute suas percepções a respeito da efemeridade das situações e das coisas, de seus deslocamentos e das marcas deixadas pela passagem do tempo. Dirnei Prates utiliza em seus trabalhos registros apropriados, filmes de 35 mm e imagens em VHS, reordenados a partir de uma lógica de afeto e memória pessoais; Nelton Pellenz, em seus filmes e fotografias, reconstrói o cotidiano a partir de situações do acaso e do registro da impermanência em seu entorno imediato. Nos trabalhos do coletivo, o cotidiano é reapresentado de uma forma muito particular, incorporando elementos que desaceleram o olhar do espectador, num convite direto à pausa, à delicadeza e à contemplação, em tempos de urgências virtuais.

Sobre o artista Dirnei Prates:
Trabalha com fotografia e vídeo utilizando imagens apropriadas de jornais, filmes antigos, fotografias e imagens do arquivo pessoal.
Cursou arquitetura e urbanismo UFRGS/2003 e participou, desde então, de cursos e oficinas com diversos artistas.
Desde 2006 atua no coletivo “Cine Água” em parceria com o artista Nelton Pellenz, realizando exposições e curadorias de mostra de cinema expandido.
Em 2012 realizou as exposições individuais “Paisagens Populares” no programa de fotografia do CCSP e “Fotografias Recentes” na Fotogaleria Virgílio Callegari (RS) e em 2009, “Ficções Apropriadas” na Pinacoteca da Feevale (RS).

“Só vim para dizer que estou indo”, de Dirnei Prates e Nelton Pellenz
De 20 de março a 21 de abril
Galeria Augusto Meyer, Casa de Cultura Mário Quintana – 3º andar
Rua dos Andradas, 736
Porto Alegre – RS
Tel.: 51 3216 9913
Segundas das 14h às 21h, terça a sexta das 9h às 21h
Fins de semana das 12h às 19h
Entrada franca


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA