(Porto Alegre, RS)
Dirnei Prates expõe suas obras na exposição “Só vim para dizer que estou indo”, pelo 3º prêmio IEAVI (Instituto Estadual de Artes Visuais) de Incentivo a Produção de Artes Visuais, com Nelton Pellenz.
Sobre a exposição:
Através de diferentes estratégias, nesta exposição os artistas Dirnei Prates e Nelton Pellenz, do coletivo Cine Água, criam um corpo de trabalho essencialmente formado por fotografias e filmes, que discute suas percepções a respeito da efemeridade das situações e das coisas, de seus deslocamentos e das marcas deixadas pela passagem do tempo. Dirnei Prates utiliza em seus trabalhos registros apropriados, filmes de 35 mm e imagens em VHS, reordenados a partir de uma lógica de afeto e memória pessoais; Nelton Pellenz, em seus filmes e fotografias, reconstrói o cotidiano a partir de situações do acaso e do registro da impermanência em seu entorno imediato. Nos trabalhos do coletivo, o cotidiano é reapresentado de uma forma muito particular, incorporando elementos que desaceleram o olhar do espectador, num convite direto à pausa, à delicadeza e à contemplação, em tempos de urgências virtuais.
Sobre o artista Dirnei Prates:
Trabalha com fotografia e vídeo utilizando imagens apropriadas de jornais, filmes antigos, fotografias e imagens do arquivo pessoal.
Cursou arquitetura e urbanismo UFRGS/2003 e participou, desde então, de cursos e oficinas com diversos artistas.
Desde 2006 atua no coletivo “Cine Água” em parceria com o artista Nelton Pellenz, realizando exposições e curadorias de mostra de cinema expandido.
Em 2012 realizou as exposições individuais “Paisagens Populares” no programa de fotografia do CCSP e “Fotografias Recentes” na Fotogaleria Virgílio Callegari (RS) e em 2009, “Ficções Apropriadas” na Pinacoteca da Feevale (RS).
“Só vim para dizer que estou indo”, de Dirnei Prates e Nelton Pellenz
De 20 de março a 21 de abril
Galeria Augusto Meyer, Casa de Cultura Mário Quintana – 3º andar
Rua dos Andradas, 736
Porto Alegre – RS
Tel.: 51 3216 9913
Segundas das 14h às 21h, terça a sexta das 9h às 21h
Fins de semana das 12h às 19h
Entrada franca