Individual de Matheus Rocha Pitta em Londres

(Londres, Reino Unido)

“The Agreement” [“O Acordo”], é a terceira exposição individual de Matheus Rocha Pitta na galeria Sprovieri.

Inspirado na leitura ética de Thomas Hirschhorn sobre Andy Warhol, ele apresenta uma série de lajes de concreto com clipes recentes de jornais internacionais mostrando pessoas em gestos de acordo – em geral imagens de poder. In “The Agreement”, Rocha Pitta works trabalha com a técnica curiosa de despejar concreto em achados, uma mistura de molde e  colagem. Baseia-se em uma forma comum, barata, para cobrir sepulturas: se não se pode adquirir mármore ou travertino, utiliza-se uma placa de concreto como substituto. A fim de impedir que o concreto vazado se cole ao molde de fundição de madeira, esta última é definida com jornal, o que , inevitavelmente, se torna parte do lado de baixo da laje quando o papel está fixado no seu lugar por endurecimento do concreto. O humor negro é que os mortos vão ter algo para ler. Do mesmo modo, mesmo no objeto de arte “morto” , percepções cruciais ainda podem ser encapsuladas, e esperar para serem descobertas.

O projeto foi mostrado pela primeira vez na Fondazione Morra Greco, em Nápoles, como parte de uma série de exposições individuais com curadoria de Jörg Heiser . Aliás, foi na região de Nápoles que  o concreto Pozolana  já tinha sido usado, primeiro pelos gregos e depois pelos romanos. Matheus também se  deparou com antigas estelas funerárias gregas que descrevem a pessoa morta apertando as mãos de uma divindade – como um gesto de garantia de que o mortos continuarão a estar sob a proteção daquela divindade. Rocha Pitta usa em imagens midiáticas contemporâneas de todo o tipo de pessoas apertando as mãos, abraçando e beijando, todas sinalizando ou a representando algum tipo de acordo. Usando essas imagens sobre as lajes de concreto – dividido em uma série de nove dípticos – que criptografa para a natureza paradoxal do acordo como uma afirmação de mudança.

“The Agreement” [ “O Acordo”]
De 6 de fevereiro a 29 de março de 2014
De terça a sexta –  10h-18h
Sprovieri Gallery
23 Heddon Street, W1B 4BQ Londres, Reino Unido



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA