(Bilbao, Espanha)
O Museu Guggenheim Bilbao apresenta a exposição “The Body that Carries Me”, individual do artista Ernesto Neto, membro do Comitê de Indicação do PIPA em 2010. A mostra tem curadoria de Petra Joos.
Para o artista brasileiro Ernesto Neto, que define a si mesmo com escultor, suas obras foram criadas para que pudessem ser penetradas, habitadas, sentidas e cheiradas, permitindo que os expectadores experimentassem a obra com seus próprios corpos, sentidos e mentes, através da obra de arte e vice-versa. Interagindo com o ambiente e com outras pessoas, os visitantes estão imersos em uma fusão de escultura e arquitetura. Neto comenta: “O que nós temos em comum é mais importante do que o que nos torna diferentes. Eu gosto de discutir a situação da Humanidade, a temperatura das coisas que nós experimentamos. O movimento das coisas. A linguagem.”. Isso explica porque ele se aprofunda aspectos comuns das relações interpessoais através de suas esculturas, evocando sensualidade e corporalidade.
A exposição foi desenvolvida em colaboração com o artista, concebida como uma viagem de alta densidade na qual viver é a essência do trabalho – uma experiência de cheiros, cores, emoções, e linguagem, de acontecimentos sensoriais. Para Neto, a exposição é um lugar para poesia, onde o público pode escapar de seu dia-a-dia: “Nós estamos constantemente recebendo informações, mas aqui, eu quero parar de pensar. Encontrar um refúgio na arte. Eu acredito que não pensar é bom, te permite respirar na vida.”.
“The Body that Carries Me”, de Ernesto Neto
Abertura: 13 de fevereiro de 2014
14.02.2014 – 18.05.2014
Das 10h às 20h / Fechado às segundas
Guggenheim Bilbao Museum – Avenida Abandoibarra, 2 – 48009 Bilbao, Spain
Tel: +34 944 35 90 00
informacion@guggenheim-bilbao.es