Individual de Mariana Manhães no Rio de Janeiro

(Rio de Janeiro, RJ)

O Paço Imperial apresenta “Evento”, exposição individual de Mariana Manhães.

A exposição reúne desenhos e esculturas feitas em plástico e PVC, com câmeras de vídeo e sensores acoplados, comandados por Mariana Manhães diretamente de seu ateliê. Completam o trabalho, desenhos de sua produção recente, que são esboços das obras escultóricas.

Mariana Manhães vive e trabalha no Rio de Janeiro. A artista foi indicada ao PIPA em 2010. Desenvolve vídeo-instalações, vídeo-objetos, fotografias e desenhos que fazem uso da manipulação da imagem e que têm a imaginação como estrutura de linguagem. Objetos do cotidiano aparecem nos vídeos de forma animada, com voz e idioma próprios, deixando de ser meras representações do real para se instalarem como imagens imaginadas. Nos trabalhos mais recentes, os videos estão inseridos em engenhocas eletrônicas e mecânicas que, juntamente com eles, formam sistemas ou organismos.

Mariana formou-se em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Frequentou cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage entre 1998 e 2006, onde teve como professores José Maria Dias da Cruz, Suzi Coralli e Iole de Freitas, entre outros.

“Evento”, de Mariana Manhães
29 de novembro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014
Ter a Dom, de 12 às 18h
Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro, 20010-010
55 (21) 2215-2622
55 (21) 2533-4359



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA