O “Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio 2013”, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), anunciou seus vencedores. Quarenta artistas brasileiros, com produções que estabelecem um diálogo entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio histórico e artístico nacional, foram contemplados na premiação.
Caio Reisewitz, Lais Myrrha, Luiza Baldan, Matheus Rocha Pitta, Ana Holck, Camila Sposati, Daniel Murgel, Mabe Bethônico e Paulo Almeida estão entre os artistas selecionados.
Os vencedores vão realizar projetos relacionados aos temas arte e patrimônio que deverão seguir um dos quatro eixos curatoriais: “patrimônio cultural como arte”, “patrimônio cultural como tradição”, “patrimônio cultural como civilização” ou “patrimônio cultural como cosmologia”. Cada vencedor vai receber R$ 50 mil e vai poder apresentar seu trabalho em uma exposição individual ou coletiva.
A seleção priorizou artistas que, no conjunto de sua obra, estabeleçam o melhor diálogo entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio histórico e artístico nacional. Foram levadas em conta as múltiplas interações entre os trabalhos artísticos e os acervos, as tradições, as culturas e os sítios que estabeleçam a memória do País.
Clique aqui para ver a lista completa dos artistas premiados.