“Programa de residência artística FAAP / M.R.E Itamaraty, na Índia”

Desde 19 de outubro, o público tem a oportunidade de conhecer as obras dos artistas e ex-alunos da FAAP Paulo Almeida e Renata Egreja, criadas durante o período em que estiveram em residência artística na Índia. Na ocasião, ficaram imersos em um contexto cultural e social diferente daquele que já haviam vivido anteriormente. No país, iniciaram a produção de suas obras, algumas finalizadas lá e outras concluídas logo após o retorno a São Paulo, que revelam reflexos da cultura indiana experimentada por ambos.

Durante a visita à exposição, o público terá contato com a experiência vivenciada por esses artistas, que só foi possível graças ao Programa de Residência Artística no Exterior, realizado pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores em parceria com a FAAP.

O artista Paulo Almeida expõe um conjunto de pinturas em telas, de diferentes tamanhos e formatos, divididas em quatro séries (From India, Take off Your Shoes, The Museums in Indian Style e Reflecting India). Renata Egreja apresenta 12 obras, entre pinturas (acrílica sobre tela) e aquarelas sobre papel. Esses trabalhos traduzem o olhar e a experiência desses artistas sobre a arte e a vida indiana.

Com curadoria do prof. Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais e também da Residência Artística FAAP, a mostra reúne ainda documentos do processo de investigação dos artistas, durante os dois meses em que estiveram na Índia, como cadernos de anotação, fotografias, coleções de objetos e referências, esboços, tecidos, entre outras referências culturais locais.

A mostra conta com o apoio do serviço educativo disponível para o público durante todo o período de visitação.

“Programa de residência artística FAAP / M.R.E Itamaraty, na Índia: Paulo Almeida e Renata Egreja”
Data: de 22 de outubro a 7 de dezembro de 2013
Horário: de terça a sábado, das 10h às 18h
Local: FAAP – Edifício Lutetia – 1º e 2º andar
Endereço: Praça do Patriarca, 78
Entrada gratuita



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA