Abertura dia 2 | “Fundo do ar sob ruído de fundo”

(Curitiba, PR)

O Espaço Tardanza recebe exposição individual da artista Raquel Stolf, indicada ao PIPA 2013.

A exposição “Fundo do ar sob ruído de fundo” apresenta alguns trabalhos desenvolvidos por Raquel Stolf a partir de seu projeto Assonâncias de silêncios (2007-presente). Seu processo tem envolvido situações de escuta e de escrita de silêncios, a partir da gravação e edição digital de áudios de fundos do mar, de fundos de rios e de ruídos de seus arredores, entre outros sons (compondo uma coleção de silêncios). Segundo a artista, o projeto propõe perceber ressonâncias e deslocamentos entre silêncios, num processo de reenvio, repetição e vertigem.

Os trabalhos Fundo do mar sob ruído de fundo (2010) e Fundo de rio sob ruído de fundo [dia 1, dia 2, dia 3] (2011-2013) constituem um desdobramento do projeto Assonâncias de silêncios, dando continuidade à coleção de silêncios. Estes trabalhos são compostos por fragmentos de vídeos/áudios, articulados com pequenas “notas-desenhos de escuta” vinculadas a tipologias ficcionais de fundos de rios e de fundos do mar.

São apresentados na exposição outros trabalhos que dialogam com os projetos Fundo do mar… e Fundo de rio…, como o projeto Pedra-fantasma (2012-2013), em parceria com Helder Martinovsky, construído a partir da ação de trocar de lugar sete pedras do fundo de um rio, propondo relações entre imobilidade e fluxo. Outros trabalhos, como a instalação Fundo do ar (1996-2013) e os trabalhos Pedra branca (1999) e esse/este (2013), articulam relações entre pedras e cadernos, entre o silêncio enquanto suspensão de linguagem, a pausa enquanto intervalo de sentido e a palavra como isca-pista de silêncio. A artista apresenta também um texto que reúne anotações de processo, que atravessam a exposição.

“Fundo do ar sob ruído de fundo”

Abertura: 2 de novembro de 2013, às 16h
18h: projeção (super-8) de Pedra-fantasma
(em parceria com Helder Martinovsky)

De 5 a 30 de novembro de 2013
Visitação: 3a a 6a, das 14h às 18h
Espaço Tardanza – Av. Senador Souza Naves, 540, casa 3
Alto da Rua XV, Curitiba-PR



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA