(Brasília, DF)
A exposição individual “Estudando a paisagem, escutando Tom Zé”, da artista visual brasiliense Polyanna Morgana, apresenta uma série de trabalhos, a maioria inéditos em Brasília, que trazem como denominador comum o estudo da paisagem. Dentre as obras selecionadas estão a série de desenhos Construção de Brasília (2013), composta por desenhos sobrepostos de edifícios em construção; a obra Móvel Existencialista (2012), uma espécie de móvel-escultura que busca representar a situação de uma caminhada peripatética e meditativa pelo cerrado; e a série Registro de Performance (2001 – atual), composta por documentos registrados em cartório cujo texto recupera e comenta experiências performáticas de deslocamento e deriva pela cidade.
O título da exposição faz referência à série de discos de estudo, realizado pelo músico baiano Tom Zé, onde este compõe músicas a partir de estudos de ritmos brasileiros como Samba (Estudando Samba), Pagode (Estudando Pagode) e Bossa (Estudando Bossa). As obras em exposição na Alfinete Galeria de Arte são estudos sobre a paisagem elaborados a partir de métodos e processos distintos, que vão de encontro a uma tentativa, compartilhada pelo músico, de utilizar o estudo direcionado como parte do processo de experimentação e criação de obras. Nas obras em exposição, observamos aproximações distintas sobre a questão da paisagem: em alguns casos, esta relação aparece de forma mais processual e, em outros, evidencia-se como parte de uma discussão sobre o conceito de representação.
A exposição tem curadoria de Marília Panitz e fica em cartaz na Alfinete Galeria de Arte até o próximo sábado, dia 2 de Novembro.
“Estudando a paisagem, escutando Tom Zé”
12 de Outubro – 2 Novembro
Alfinete Galeria de Arte
CLN 116, Bl B 61
Brasília / Distrito Federal / Brasil
55-61-9981-2295