Artistas PIPA em Frankfurt

(Frankfurt, Alemanha)

“Além da Biblioteca”

“Além da Biblioteca” faz parte da programação da Feira de Frankfurt desse ano. A exposição reúne obras que exploram a espacialidade do livro com a naturalidade de quem pertence ao universo criado por esse objeto, ao mesmo tempo mundano e enigmático. São apresentados o atlas geográfico, o álbum de figurinhas, o dicionário, a enciclopédia, o romance, o caderno de desenho, o caderno de partitura, o livro de poesia, o flip-chart, entre outros. Ao lançar um olhar sobre obras de arte que são livros, a mostra disponibiliza ao público um recorte significativo da produção de arte contemporânea, respeitando as necessidades expositivas peculiares do livro de artista.

Artistas participantes: Ana Luiza Dias Batista, Chiara Banfi, Edith Derdyk, Daniel Escobar, Fábio Morais, Jimson Vilela, Lucas Simões, Lucia Mindlin Loeb, Marcius Galan, Marcelo Silveira, Marilá Dardot e Odires Mlászho. A curadoria é de Ana Luiza Fonseca.

“Além da Biblioteca”
9 a 13 de Outubro de 2013
Feira de Frankfurt
Hall 4.1, Booth P35 – Ludwig-Erhard-Anlage 1 60327, Frankfurt am Main

CAPACETE entretenimentos apresenta ‘CAPACETE em Portikus”

CAPACETE em Portikus é uma iniciativa organizada por Helmut Batista, fundador do programa de residência de pesquisa “CAPACETE entretenimentos”, Rio de Janeiro e São Paulo. A exposição reúne um recorte das múltiplas vozes que estiveram presentes em dezesseis anos de atividades. Expandindo o envolvimento do CAPACETE na produção cultural no Brasil, a exposição no Portikus apresenta novos trabalhos que refletem sobre esta história única e ao mesmo tempo criam um comentário de múltiplas camadas sobre a situação atual no Brasil. O projeto visa a “canibalização” da cultura brasileira – desenhando-se em aspectos e clichês da Anthropofagia e do Tropicalismo, ambos profundamente enraizados no discurso da cultura brasileira e, portanto, levanta questões em torno aos aspectos paradoxais sobre a econômica, a política e o status quo atual do país.

Recentemente, o CAPACETE foi forçado a interromper suas atividades devido à insuficiência de apoio financeiro local. Vendo que a cidade de Frankfurt está hospedando o Brasil como convidado de honra na Feira do Livro deste ano, Portikus convidou Helmut Batista, devolvendo o papel de anfitrião, a um produtor cultural brasileiro. Isso permite ao CAPACETE “canibalizar” o capital cultural que emerge de uma hiper-evento transnacional inscrevendo-se na estrutura existente do Portikus.

Por ocasião da exposição, Helmut Batista e Amilcar Packer produziram um novo filme intitulado “Extático”. O filme foi filmado a partir de um helicóptero que circulou ao redor da estátua monumental do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Em contrapartida, “Gira”, de Alexandre Vogler, estará instalada no principal espaço expositivo. Usando ramos da erva medicinal Ruta graveolens, comumente conhecida como arruda, montados em grandes dispositivos, girando, ele evoca tradições ancestrais e espirituais do Brasil. O intenso cheiro da erva é ainda reforçada pelo fumacê, performance de Vogler, que consiste em um incensário móvel que defuma e expulsa maus espíritos. O artista irá montar seu Fumacê em uma bicicleta e exorcizar Portikus e a cidade de Frankfurt. Dois concertos complementam o aspecto performativo da exposição: uma apresentação do artista Arto Lindsay e outra do multi-instrumentista Siri. Ambas performances irão funcionar como trilhas sonoras paralelas para o filme de Batista e Packer, que é exibido como pano de fundo para o palco. Outra peça em exposição é um texto recém-produzido pela escritora e curadora Daniela Castro, no qual se baseia em noções de Anthropophagia para criar um cenário distópico para o Brasil.

A galeria superior é dedicado a uma apresentação abrangente do trabalho do designer brasileiro, poeta, músico, artista e autor Rogério Duarte. Duarte é uma figura central no movimento artístico conhecido como Tropicália, que tem suas origens na década de 1960. Sua enorme influência sobre o imaginário e linguagem visual desse movimento se reflete em suas colaborações a longo prazo com contemporâneos como Gilberto Gil, Glauber Rocha, Hélio Oiticica e Caetano Veloso. Uma seleção de seu trabalho, incluindo cartazes, capas de discos, livros e outros objetos será apresentado ao lado de sua nova publicação monográfica “Marginália 1”. O livro foi desenvolvido pelo designer Manuel Raeder e pela artista Mariana Castillo Deball durante um período de quatro anos. É o primeiro estudo em profundidade da prática de Duarte, e é publicado pela BOM DIA BOA TARDE BOA NOITE e Portikus por ocasião desta exposição.

Programação:

21 de Setembro / 20hs – abertura show/performance de Arto Lindsay, churrasco e set de DJ Lonely e Baba Electronica
27 de Setembro / 20hs – Fumaçê de Alexandre Vogler
5 de Setembro / 20hs – Show/performance de Siri
9 de Setembro / 20hs – Lançamento do livro de Rogério Duarte, edições BOM DIA BOA TARDE BOA NOITE.
22 de Setembro / 19hs – Apresentação de Pedro Cesarino na Städelschule
18 de Setembro a 30 de Outubro – Seminário com Pedro Cesarino, Amilcar Packer e Helmut Batista na Städelschule

Locais:
http://www.portikus.de/
http://www.staedelschule.de/

“Brasiliana: Instalações de 1960 até hoje”

A mostra apresenta um total de oito grandes instalações, feitas por artistas consagrados da arte brasileira, como Hélio Oiticica, Neville D’Almeida, Lygia Clark, Tunga e Cildo Meireles, e nomes de gerações mais recentes, como Ernesto Neto e Maria Nepomuceno, indicada ao PIPA em 2012. A curadoria é de Martina Weinhart, do museu Schirn Kunsthalle Frankfurt, que sedia a exposição.

“Brasiliana: Instalações de 1960 até hoje”
2 Outubro 2013 – 5 Janeiro 2014
Terça, Sexta-Domingo, das 10h as 19h
Quarta e Quinta, das 10h as 22h
Schirn Kunsthalle Frankfurt – Romerberg 60311 Frankfurt
Tel: +49.69.299882.0



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA