“Zona de Instabilidade”, de Lais Myrrha
Curadoria de Júlia Rebouças
Mostra da artista plástica Lais Myrrha apresenta um recorte inédito de onze trabalhos em diversas mídias
A Caixa Cultural São Paulo apresenta, a partir deste sábado (6), a exposição “Zona de Instabilidade”, que exibe um recorte sobre 6 anos de produção da artista mineira, radicada em São Paulo, Lais Myrrha. Com curadoria de Júlia Rebouças, a mostra, que fica em cartaz até 25 de agosto, reúne onze trabalhos, entre desenhos, vídeo, objeto, fotografias e instalação, que colocam em questão parâmetros e convenções estabelecidos por disciplinas como a história e a geopolítica. A entrada é gratuita e o patrocínio é da Caixa Econômica Federal.
Composta por um recorte inédito de trabalhos baseados numa consistente pesquisa sobre a experimentação de diversas possibilidades, relacionadas à impermanência, à incerteza e à transformação, “Zona de Instabilidade” atua como uma espécie de comentário poético sobre os signos do poder e do saber na contemporaneidade.
Por meio de suportes e mídias diversos, as obras de Lais Myrrha percorrem um arco, que permite entrever um caminho entre a ruína, o esquecimento e o efêmero. “Pódio para Ninguém” (2010), “Tábula Rasa” (2011) e “Coluna Infinita” (2011) têm em comum, entre outras coisas, a matéria-prima utilizada, o pó de cimento. “Nas obras, concretude e solidez são apenas promessas desse material, que define e representa parte do léxico associado à modernidade”, ressalta a curadora.
A série fotográfica “Uma biblioteca para Dibutade I, II e III” aborda a construção e permanência de um dos lugares destinados à preservação e ao conhecimento, a biblioteca, que nesta obra aparece como um agente duplo, ligado simultaneamente à memória e ao esquecimento. Já em “Moderno Atlas Geográfico” (2009), a artista apaga cartografias, mares e terra, colocando em xeque representações e fronteiras.
Integra ainda a programação da exposição o lançamento do catálogo, que traz textos de Júlia Rebouças e Jorge Menna Barreto.
Saiba mais sobre a artista: acesse sua página aqui no site.
Programação especial
Encontro, dia 10 de julho de 2013 (quarta-feira), das 17h às 19h30
Com participação de Lais Myrrha e Jorge Menna Barreto, e mediação de Fábio Tremonte.
Leitura de portfólios, dia 11 de julho de 2013 (quinta-feira), das 14h às 18h.
Com participação de Lais Myrrha e Jorge Menna Barreto.
Inscrições: lais@laismyrrha.com.br (até 15 participantes)
“Zona de Instabilidade”
De 6 de julho a 25 de agosto
Das 9h às 20h
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – São Paulo, SP
CEP 01001-001
Terça-feira a Domingo, das 9h às 20h
www.caixa.gov.br/caixacultural
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre