Desde o primeiro ano do Prêmio, em 2010, contratando a Matrioska Filmes para a produção de vídeos-entrevistas com os artistas indicados ao PIPA.
Destacando a importância dessa produção, o curador do MAM-Rio e conselheiro do PIPA, Luiz Camillo Osorio, assinala:
Quando o PIPA procurou a produtora Matrioska para realizar estes vídeos, tinha como meta montar um pequeno banco de dados sobre a arte brasileira contemporânea. Se a premiação visa o reconhecimento e a distinção, a construção de uma memória contemporânea visava a análise ampliada do circuito. (…)
Temos certeza que a continuidade destes registros e a combinação deles com a renovação das páginas dos artistas – que tem que ser feita em parceria com os artistas e suas respectivas galerias – potencializarão a relevância deste banco de dados. Um número crescente de interessados, de pesquisadores a colecionadores, já começam a usar o site do PIPA para o benefício de todos. – trecho do texto “Desejo de arquivos” (leia na íntegra)
A exemplo do que aconteceu em 2011, este ano os artistas respondem a perguntas feitas pelos membros do Comitê de Indicação, formado por críticos, artistas, curadores, professores, colecionadores e galeristas.
Lançamos agora o primeiro vídeo com artistas indicados ao PIPA 2013, com Marcelo Moscheta, finalista e vencedor do Voto Popular Exposição 2010, indicado também em 2012.
Nesta entrevista Moscheta, que já participou de residências artísticas no Chile, Espanha, França, Noruega e Uruguai, responde a uma pergunta da curadora e crítica de arte, Alexia Tala, sobre de que maneira as viagens refletem na produção das obras de um artista.
Assista ao vídeo: