Artistas PIPA no SculptureCenter


Tamar Guimarães, Canoas, 2010 (still do vídeo). Cortesia da artista e da Galeria Fortes Vilaça, São Paulo.

“Better Homes” [Casas melhores]

Com os artistas:
Anthea Hamilton, Carissa Rodriguez, E’wao Kagoshima, Güneş Terkol , Jonathas de Andrade, Josephine Pryde, Keith Edmier, Kirsten Pieroth, KwieKulik, LaToya Ruby Frazier, Martha Rosler, Neïl Beloufa, Paulina Olowska, Robert Gober, Tamar Guimarães e Yuki Kimura.

“Better Homes” reúne um grupo de artistas que examinam a construção do interior através do design e do trabalho doméstico a partir de perspectivas críticas. Como a noção de casa mudou nos séculos XIX e início do XX e o espaço interior foi sendo redefinido e redecorado de acordo com as aspirações da modernidade, o interior tornou-se parte integrante da construção do sujeito. Interiores eram uma extensão da identidade, representando gênero, moda e classe, e restabelecendo o que constituía o público e o privado. Agora, no século XXI, o design de interiores foi profissionalizado e embalado para o mercado de massa. Com a proliferação de lojas de departamento e de publicações instruindo consumidores sobre como fazer as melhores salas de jantar ou de estar e estilos de vida, como a noção de espaço doméstico – e tudo o que ela engloba -, tem sido redefinida na cultura contemporânea? Quais são os impactos das mudanças nas ideias de família, identidade, política e consumo na esfera privada? Os artistas na exposição examinam demonstrações de domesticidade e como elas foram construídas através de espaços e coisas.

Better Homes tem curadoria de Ruba Katrib, curadora do SculptureCenter. A exposição é acompanhada por uma publicação a cores com um texto de Katrib e uma contribuição da poeta Ariana Reines.

“Better Homes”
21 de abril até 22 de julho

Horários da exposição
Quinta – Segunda, das 11h às 18h.
Fechado terças e quartas.

SculptureCenter
44-19 Purves Street
Long Island City, Nova York 11101
718.361.1750 – EUA

Visite as páginas de Jonathas de Andrade e Tamar Guimarães para saber mais sobre suas carreiras, ver imagens de suas obras e assistir a entrevistas.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA