“Crer em Fantasmas: Territórios da Pintura Contemporânea”


“Crer em Fantasmas: territórios da pintura contemporânea”

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, a partir do dia 14 de maio, o projeto “Crer em Fantasmas: territórios da pintura contemporânea”, uma exposição coletiva, com curadoria de Marcelo Campos, que apresenta a produção de cinco jovens pintores brasileiros: Daniel Lannes, Fábio Baroli, Fábio Magalhães, Flávio Araújo e Thiago Martins de Melo. Artistas atuantes em diversos estados brasileiros, os cinco têm em comum a propensão ao figurativismo e formam o Coletivo Territórios. A mostra fica em cartaz até 30 de junho.

“O título da exposição vem da reflexão, a respeito das teorias de que a pintura teria morrido,diante de tantas discussões conceituais e experimentações dos artistas com o meio no século XX”, explica Marcelo Campos. Reflexão que os jovens que compõe o coletivo Territórios não concordam.

Na mostra, os cinco artistas apresentam um panorama de identidades múltiplas, com discussões amplas e repertório de imagens, algumas vezes, advindos de observações sobre religiosidade, casas interioranas, feiras livres, populações marginais ou citações da própria pintura histórica.

Os artistas têm atuado no circuito de arte, mostrando suas pesquisas em diversos museus, centros culturais e galerias, contribuindo para a legitimação da produção da nova geração de pintores do país. O curador pesquisa sobre a noção de brasilidade na arte, tocando em questões de território, regionalismo e globalização, tanto com suas curadorias quanto com os textos.

Visite as páginas dos artistas PIPA Daniel Lannes, Fábio Baroli e Thiago Martins de Melo para ver informações de currículo e trajetória, além de imagens das obras e vídeo entrevistas.

“Crer em Fantasmas: territórios da pintura contemporânea”
14 de maio – 30 de junho

Caixa Cultural Brasília
Anexo do Edifício Matriz da Caixa Econômica Federal, Setor Bancário Sul (SBS), região central de Brasília – DF



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA