CAPACETE Entretenimentos é uma iniciativa artística autônoma, sem fins lucrativos fundada no Rio de Janeiro em 1998, e que atua em São Paulo desde 2009. Nossas atividades gravitam em torno de um programa internacional de residências artísticas de pesquisa aberto a artistas, críticos e curadores, entre outros profissionais ligados à cultura e ao pensamento crítico.
Nos últimos 15 anos, nosso programa recebeu em residência mais de 300 profissionais, e incluiu apresentações públicas, exposições, palestras e seminários, workshops e performances, publicações, entre diferentes eventos e formatos, ações e estratégias para fornecer conteúdo, e desenvolver o contexto local. CAPACETE é uma estrutura privada de utilidade pública e evolui como uma plataforma de investigação e com base no tempo de práticas que buscam se envolver com diferentes sistemas de produção e atender as comunidades locais e profissionais de uma variada gama de disciplinas. Apoiamos diferentes velocidades de pesquisa e produção, fornecendo aos residentes uma situação privilegiada para a troca em conversas contínuas, facilitando a interação com o contexto local, entendido como os espaços urbanos, sua história e seus habitantes. Em janeiro de 2013 a curadora independente Manuela Moscoso e o artista Amilcar Packer assumiram a direção artística com a responsabilidade de continuar e expandir suas atividades e fortalecer sua estrutura financeira.
Para permitir este processo em busca da continuidade do CAPACETE, nove artistas brasileiros e suas respectivas galerias irão mostrar o seu apoio por meio da doação de parte do lucro da venda de trabalhos específicos. Estes trabalhos estarão à venda nos stands das galerías durante a SP-Arte 2013. Iremos também lançar “Amigos do CAPACETE”, uma iniciativa que visa o apoio financeiro por meio de doações privadas.
Agradecemos a todos os profissionais e instituições que nos apoiam ao longo dos anos, assim como aos artistas, galeristas e SP-Arte por acreditarem na relevância de dar continuidade ao nosso trabalho.
Venda beneficente nos estandes das galerias:
AVAF & Casa Triângulo
Daniel Steegmann & Mendes Wood DM
Ernesto Neto & Galeria Fortes Vilaça
Jarbas Lopes & Galeria Luisa Strina
João Modé & A Gentil Carioca
Jorge Menna Barreto & Bolsa de Arte
Marcos Chaves & Galeria Nara Roesler
Raquel Garbelotti & Galeria Marília Razuk
Ricardo Basbaum & Luciana Brito Galeria
Amigos do Capacete:
É uma iniciativa que visa o apoio financeiro por meio de doações privadas. Contribua para a longevidade e ampliação dos programas da CAPACETE tornando-se um amigo. Para mais informações, visite o espaço na SP-Arte no núcleo editorial, ou consulte o site da CAPACETE.
– Estande no núcelo editorial e lançamento de publicações:
3, 4 e 5 de Abril, às 18hs
Jean-Pascal Flavien – Re-two person house, ed. Devonian Press e CAPACETE
Jean-Pascal Falvien – Landscape house, ed. Devonian Press e Capacete
Jean-Pascal Flavien – Dialogues, ed. Devonian Press e Capacete
5 de Abril, às 17hs – Hélio Oiticica And Neville D’Almeida, Block-Experiments in Cosmococa – por Sabeth Buchmann and Max Jorge Hinderer Cruz. Afterall Books.
6 e 7 de Abril, às 17hs – Livro para Responder com textos e inserções de Suely Rolnik, Paulo Miyada, Tobi Maier, Rodrigo Garcia Dutra, Vitor Cesar,Julia Buenaventura, Hugo Fortes, Cayo Honorato, Roberto Winter, Lúcia Prancha, Beto Shwafati, Daniela Mattos, Helmut Batista e Jorge Mena Barreto – ed. CAPACETE
A SP Arte – Feira Internacional de Arte de São Paulo está de volta à cidade de 3 à 7 de abril.
A feira foi criada em 2005 e hoje é o mais relevante evento do mercado das artes no hemisfério sul.
O evento reúne galerias de arte do Brasil e de vários lugares do mundo e apresenta, em cinco dias, uma oportunidade única para se travar contato com obras, artistas, curadores e outros profissionais do sistema das artes.
O evento é enriquecido, ainda, por atividades culturais, como o Programa Educativo, organizado por Adriano Pedrosa [com a realização dos Diálogos e do Laboratório Curatorial] e Núcleo Editorial [com a presença de revistas, editoras de livros de artista, lançamentos de livros e uma exposição especial dedicada ao tema].
O reflexo da realização desse evento pode ser visto em toda a cidade, com a programação dos museus, centros culturais, galerias e visitas especiais a essas instituições, coleções privadas e ateliês de artistas.
Durante a semana em que acontece a Feira, a cidade de São Paulo é movimentada por uma série de eventos (como aberturas de mostras, lançamentos de livros, palestras e encontros nas galerias) dentro e fora do Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.
Para ver a programação completa, acesse a agenda no site da Feira.
SP-Arte / 2013
Datas
03 de abril [somente para convidados], das 14h às 22h [preview] e das 17h às 22h [abertura]
04 e 05 de abril, das 14h às 22h
06 e 07 de abril, das 12h às 20h
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
[Pavilhão da Bienal]
Parque do Ibirapuera, Portão 3
São Paulo, Brasil
Bilheteria
R$ 30,00 [inteira]
R$ 15,00 [meia entrada*]
*estudantes, pessoas com deficiência e idosos [mediante apresentação de documento]
Outras informações
Último acesso permitido até 1 hora antes do encerramento do evento.
Crianças até 10 anos e portadores do cartão vip não pagam entrada [mediante apresentação de documento].
Guarda Volumes
A SP-Arte possui serviço de guarda volumes gratuito localizado em ambas as portarias, nos pavimentos térreo e primeiro. É proibido o acesso ao evento com malas, mochilas e bolsas de grande vulto.
Máquinas Fotográficas
É permitido o uso de máquinas fotográficas sem o flash. O uso do tripé deve ser mediante autorização do Expositor.