Eduardo Berliner expõe no Rio e em Ribeirão Preto

O carioca Eduardo Berliner (finalista do PIPA 2011) ocupa somente até o dia 31 de março a Sala A Contemporânea do CCBB do Rio de Janeiro.

Segunda edição do projeto que apresenta exposições individuais e inéditas de artistas brasileiros contemporâneos concebidas exclusivamente para o espaço. As obras apontam novas perspectivas estéticas e conceituais para a arte brasileira. 

Organização de Mauro Saraiva.

Eduardo Berliner apresenta trabalhos de natureza distinta, tanto no que diz respeito ao meio (pintura, aquarelas, desenhos e objetos) quanto à forma na qual são abordados. Alguns são baseados em observação, outros em memórias e situações imaginadas. Essa é a maior exposição individual do artista, com 30 obras, entre as quais, duas esculturas inéditas.

Serviço:

Eduardo Berliner

26 de fevereiro a 31 de março


Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro.


Tel. 21 3808 2020.
ccbbrio@bb.com.br

Berliner participa também, ao lado de Lucia Laguna, da mostra itinerante da 30ª Bienal de São Paulo A Iminência das Poéticas – Uma seleção de Obras, na FAAP, em Ribeirão Preto.

Uma seleção de obras que estiveram expostas na 30ª Bienal de São Paulo, evento que atraiu 520 mil visitantes em 2012 em São Paulo, pode agora ser apreciada gratuitamente na Faap Ribeirão Preto de 21 de março a 27 de abril de 2013. A exposição itinerante, denominada “30ª Bienal de São Paulo – Seleção de Obras”, contempla um total de oito cidades e traz para Ribeirão Preto obras de arte de diversos artistas como os brasileiros Eduardo Berliner e Lucia Laguna, do venezuelano Juan Iribarren e do islandês Hreinn Fridninsson.

A escolha das obras e artistas segue a mesma proposta constelar da curadoria existente no universo da mostra principal, realizada no ano passado. A expografia foi desenvolvida pelo Museu de Arte Brasileira da Faap, de acordo com as indicações da Fundação Bienal de São Paulo.

As etapas da exposição de Ribeirão Preto e São José dos Campos acontecem nas unidades da Faap das respectivas cidades, dando continuidade à parceria institucional que permitiu ambientar obras da Bienal no campus em São Paulo durante a 30ª Bienal, integrando a instituição ao circuito Bienal na Cidade. As outras cidades que recebem a mostra itinerante são Araraquara, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, Belo Horizonte e Juiz de Fora.

Educativo Bienal

Outra atração do evento é o programa Educativo Bienal, com curadoria de Stela Barbieri, que tem como objetivo promover encontros com educadores em cada local e atender o público interessado. Será a continuidade do projeto que levou, em 2012, a experiência da Bienal a cerca de mil professores residentes em diversas cidades brasileiras.

O Serviço Educativo do MAB-Faap irá desenvolver atividades conjuntas com o Educativo da Bienal na implantação de atividades e atendimento ao público para que seja efetivo o intercâmbio de conhecimentos sobre arte contemporânea e se realize a proposta da curadoria.

Serviço:

30ª BIENAL DE SÃO PAULO ITINERÂNCIA 2013
FAAP, RIBEIRÃO PRETO
21.03.2013 – 27.04.2013

Exposição 30ª Bienal de São Paulo – Seleção de Obras
Local: FAAP Ribeirão Preto
Endereço: Av. Independência, 3.670
Horário de visitação: De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados, das 9h às 17h.
Informações: (16) 3913-6300
Entrada franca

Para saber mais sobre a carreira dos artistas citados nesta matéria, ver fotos dos trabalhos e entrevistas exclusivas do PIPA, clique no nome do artista:
Eduardo Berliner
Lucia Laguna



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA