Abertura | “4 000 Disparos”

4000 Disparos, de Jonathas de Andrade, abre no dia 6 de fevereiro.

Jonathas de Andrade realizou o trabalho 4000 Disparos durante o projeto Documento Latinoamerica – Condução à Deriva, no qual o artista viajou pelo Uruguai, Argentina, Chile, Bolivia, Peru e Colômbia, em uma jornada de reconhecimento territorial de uma América Latina à qual ele pertence sem se sentir parte, por causa do idioma, mas também por causa de uma desconexão política/histórica da sua geração com seu passado, um sentimento de amnésia histórica que ele buscou explorar.

Fotografado nas ruas de Buenos Aires, onde ele aleatoriamente capturou centenas de rostos masculinos anônimos, 4000 Disparos evoca a ansiedade dos anos de ditadura. Como resultado da sua escolha de usar filme preto e branco Super 8, as imagens lembram uma coleção de fotos de arquivo e colocam o trabalho em um espaço ambíguo entre ficção e documento.

Curadoria: Louise Simard

Para saber mais sobre o artista, um dos finalistas do PIPA 2011, acesse sua página:

Jonathas de Andrade

4000 Disparos
6 de fevereiro – 28 de março

Musée d’Art Contemporain de Montréal
185 Sainte-Catherine St W, Montreal, QC H2X 3X5, Canadá
+1 514-847-6226



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA