CAPACETE anuncia: ROAD/BOAT 3.1.8

ROAD/BOAT 3.1.8

com Cristoph Keller, Bik van der Pol (Liesbeth e Jos), Helmut Batista, Amilcar Packer
a convite de Anne Ballester Soares e escola Xapomi

ROAD/BOAT

A edição ROAD/BOAT 3.1.8 consiste em um encontro de profissionais ligados a arte e educação, na escola independente Xapomi, em Santa Isabel do Rio Negro, Amazonas, e pretende discutir formação e produção de conhecimento em contextos específicos.

ROAD, residência de pesquisa móvel, é um projeto interdiscplinar realizado pelo CAPACETE. ROAD se desenvolvereu ao longo dos últimos anos no Brasil e em diferentes países. Trata‐se de uma inciativa que alia estratégias curatorias a práticas artísticas diretamente relacionadas ao território do Brasil, da América Central e do Sul.

ROAD surgiu em 2004 como um projeto independente, e vem se desdobrando numa série de projetos de caráter work‐in‐progess realizados por diferentes artistas em diferentes cidades da América do Sul. Na sua forma atual, o processo de trabalho assume importância crucial ‐ a cada nova proposta o conceito geral é repensado e reconfigurado em função das necessidades específicas de cada proposta e da situação sócio‐cultural na qual se insere.

O CAPACETE dedica‐se à pesquisa, à organização e à disponibilização de documentação sobre processos estéticos, culturais, políticos no Brasil e em outros países da América do Sul. O contexto econômico, geopolítico, histórico e urbano da América Latina oferece possibilidades e materiais altamente férteis para a análise e a criação a partir da complexidade do continente em suas múltiplas manifestações. CAPACETE considera de extrema importância não apenas o trabalho de representação e desenvolvimento contínuo no âmbito das linguagens artísticas, mas também o estabelecimento de uma plataforma que seja capaz de organizar, dinamizar e documentar a produção individual dos artistas.

ROAD tem como objetivo alcançar um público amplo e heterogêno no Brasil e na América do Sul, criando bases para intercâmbio e diálogo crítico entre os artistas e suas audiências. A cada etapa é organizada uma nova série de eventos, com o sentido de estabelecer realações e compromissos concretos entre os artistas envolvidos, o público e as comunidades locais. Tais eventos incluem exposições, conferências, entrevistas/publicações, residências para artistas, programas de intercâmbio, etc.

As diferentes etapas deste projeto são realizadas de forma autônoma e podem ser vistas, exibidas e compreendidas separadamente. No entanto, vistos em conjunto e acompanhados pelos textos e entrevistas de diferentes autores, proporcionam uma visão do quadro geral das intenções e implicações do projeto, traçando múltiplos caminhos e trajetórias entre propostas curatoriais e práticas artísticas inseridas na paisagem e nas complexas tramas urbanas do Brasil e das Américas.

Residentes de edições anteriores:

Ducha; ROAD 1.1 – artista que realizou o primeiro projeto indo do Rio de Janeiro a Santiago do Chile em 2004
Carla Zaccagnini; ROAD 1.2 – artista que realizou um projeto em Valparaiso e outro ao longo da Panamerican / trecho do Chile em 2005;
Olivier Poujade; ROAD 1.3 – jornalista que viajou de Valparaiso até La Paz na Bolivia em 2005;
João Modé; ROAD 1.4 – artista que fez o trecho La Paz na Bolivia para Lima no Peru em 2006;
Gabriel Lester; ROAD 1.5 –  artista com quem foi feito o trecho Lima para Quito em 2006 ;
Victor Costales & Julia Rometti; ROAD 1.6 – artistas, realizaram o percurso Quito a Medellin em 2007 (com automóvel alugado);
Sofia Caesar, Lucas Sargentelli, Ícaro Lira e Bruno Jacomino, ROAD 2.1.7 – do Rio de Janeiro até Belém e até Brasília

Amilcar Packer e Carla Zaccagnini são artistas indicados ao PIPA. Para saber mais sobre seus trabalhos, acesse suas páginas:

Amilcar Packer
Carla Zaccagnini

CAPACETE Entretenimentos
Endereço: Rua benjamin constant 131 / Gloria



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA