Faltam 9 dias para o anúncio dos finalistas

No próximo dia 15 de junho anunciaremos, aqui no site do Prêmio, os quatro artistas finalistas da terceira edição do PIPA.
Os finalistas serão escolhidos pelo Conselho do Prêmio, baseado no número de indicações recebidas pelo Comitê de Indicação.
O Conselho do Prêmio sofreu alterações em sua composição, e sua composição atual também será anunciada no dia 15 de junho .

Exposição no MAM-Rio e Voto Popular Exposição

De 6 de outubro a 2 de dezembro, os quatro artistas finalistas irão expor no MAM-Rio e o público que visitar a mostra poderá votar para escolher quem leva os R$20 mil do Voto Popular Exposição.

PIPA – principal categoria

Os finalistas serão ainda julgados pelo Júri de Premiação, que definirá quem receberá os R$100 mil – incluindo a participação no programa de residência artística da Gasworks, em Londres – da categoria principal do PIPA.
A composição do Júri de Premiação 2012 será divulgada no dia 15 de outubro.

Relembre as edições passadas

Em 2010 a primeira mostra do PIPA com os trabalhos dos finalistas no MAM-Rio apresentou obras de Cinthia Marcelle, Marcelo Moscheta, Marcius Galan e Renata Lucas. Marcelo Moscheta foi o vencedor do Voto Popular Exposição e Renata Lucas venceu o PIPA naquele ano.

Em 2011 foi a vez de Tatiana Blass que, expondo junto com André Komatsu, Eduardo Berliner e Jonathas de Andrade, sagrou-se vencedora das duas categorias exclusivas aos finalistas: Voto Popular Exposição (escolhido pelo público que visitou a mostra no MAM-Rio) e PIPA (escolhido pelo Júri de Premiação daquela edição).


André Komatsu, Tatiana Blass e Eduardo Berliner, na abertura da mostra 2011, no MAM-Rio.

Enquanto os finalistas de 2012 estão sendo definidos, veja as fotos dos trabalhos expostos e relembre outros detalhes das edições passadas:

– Acesse a página Edições Anteriores.
– Assista ao vídeo da montagem da Exposição PIPA 2011, com a participação dos 4 finalistas
– Assista ao vídeo da montagem da Exposição PIPA 2010, com a participação dos 4 finalistas



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA