Tatiana Blass mostra “Acidente”, em São Paulo

Tatiana Blass apresenta individual na Galeria Millan

Artista vencedora da última edição do Prêmio PIPA realiza mostra composta apenas por obras inéditas.

O acidente é uma cicatriz no curso do previsto, o inusitado que puxa aqueles nele envolvidos para uma percepção outra do tempo, uma percepção de exceção. É a partir desse conceito de casualidade que >Tatiana Blass apresenta Acidente, terceira exposição individual da artista na Galeria Millan, que a representa desde 2005. A mostra reúne cerca de dez pinturas, uma escultura e uma instalação.

Ao chegar à Galeria, ainda no estacionamento, o visitante depara-se com a instalação Vaga: um carro encontra-se parcialmente enterrado, como se chão o tivesse engolido. Nesse primeiro encontro com a exposição, já se torna premente a ideia de tempo que a perpassa e alinhava todas as obras e seus diferentes suportes. O carro deglutido pelo concreto se oferece ao visitante como um instante paralisado, como se o tempo segurasse sua respiração e não nos deixasse entrever seu antes e depois.

No espaço expositivo do térreo, encontram-se cerca de dez pinturas em óleo sobre tela da série Acidente.  Nelas, meios de transporte, como carros, motos, aviões e navios, aparecem em um tempo de espera. Uma espécie de neblina, presente em todas as obras, torna impossível distinguir perto de longe, como uma transparência espessa, um obstáculo que tudo envolve, apagando os contornos e desfigurando a profundidade. Tudo parece pulsar pra frente e pra trás, num mesmo plano em movimento, ambíguo, indefinível.

No andar superior, por fim, o visitante encontra a escultura Para o morto. Feita de alumínio fundido, a obra traz a figura de um corpo morto, estendido sob de um lençol. À escultura é adicionado um produto químico, que acarreta a corrosão do alumínio. Como resultado da reação, um pó branco é gerado e descansa sobre a superfície da obra.

Serviço

Visitação: 16 de março a 14 de abril. Segunda à sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h. Gratuito.
Galeria Millan |Rua Fradique Coutinho, 1360, São Paulo, SP | Tel. (55 11) 3031 6007  www.galeriamillan.com.br

Acesso para deficientes.

Sobre Tatiana Blass (São Paulo-SP, 1979)

Formada em 2001 em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), a artista trabalha com diversas linguagens (pintura, escultura, instalação, vídeo etc). Em 2011, foi ganhadora do Prêmio PIPA nas categorias voto popular e voto do júri, com exposição no MAM do Rio de Janeiro e residência no Gasworks, em Londres. Em 2010, participou da 29ª Bienal de São Paulo e foi contemplada com a bolsa Cisneros Fontanals Art Foundation (Miami). Já apresentou exposições individuais em importantes instituições do Brasil e exterior, como Centro Cultural Banco do Brasil, Carpe Diem Arte e Pesquisa (Lisboa), Museu de Arte Moderna da Bahia, Capela do Morumbi, Centro Universitário Maria Antonia e Centro Cultural São Paulo. Em 2008, foi uma das cinco finalistas do Nam June Paik Award, pelo qual expôs no Wallraf-Richartz Museum (Colônia, Alemanha), e participou da exposição “Beneath the Bridge”, na galeria Pablo’s Birthday, em Nova York.

Visite a página completa de Tatiana Blass, com vídeos-entrevistas feitas em 2010 e 2011, fotos de trabalhos e informações sobre a carreira da artista, clique aqui.

 

Conheça as alterações que preparamos para o PIPA 2012: clique aqui.


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA