“Paisagem Flutuante”, de Pedro Varela | A partir de 1º de março, em São Paulo

A instalação “Paisagem Flutuante”, do artista plástico Pedro Varela com curadoria de Rejane Cintrão, fica exposta no Espaço Cultural do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos a partir do dia 1º de março.

A iniciativa, que está em sua sexta edição, faz parte do programa Bem Viver que visa promover a qualidade de vida por meio de ações sociais, culturais e educativas. O espaço é aberto ao público diariamente.

O artista trabalhou vinil adesivo em diferentes tons para cobrir os vidros e o piso do local. “A obra utiliza adesivos transparentes nos vidros e cores sólidas no chão. Conforme o sol bate nas vidraças, as formas vão se modificando e se desmanchando em um mar de cores”, afirma Varela.

Acostumado a criar instalações em espaços inusitados o artista pretende levar mensagem de otimismo para o ambiente hospitalar. “As minhas exposições são lúdicas, um convite para a interação”.

Além dos adesivos, recortados e colados manualmente pelo próprio artista, esculturas em MDF e papel transportam o espectador para um ambiente urbano transformado. “É uma cidade que foge ao convencional, com construções que remetem a diferentes arquiteturas, lugares e épocas organizadas de uma maneira divertida.”

Para a curadora Rejane Cintrão, o vinil adesivo, principal material utilizado nas obras é um desafio extra. “Normalmente, os artistas trabalham uma matriz no computador e imprimem os desenhos no adesivo. A diferença deste artista é que recorta e cola o vinil manualmente, criando instalações únicas”, afirma. Rejane ainda destaca a importância da ação desenvolvida pelo Complexo Hospitalar. “O projeto possibilita que as pessoas conheçam artistas em ascensão já que os mesmos nomes que expõe no CHEV estão em grandes museus brasileiros. No caso de Varela, a instalação feita para o hospital acontece em paralelo a mostra Tropical no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.”

Para saber mais sobre a mostra de Pedro Varela no MAM- Rio, clique aqui.

Sobre o Espaço Cultural – Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi criado em julho de 2010 e promove ações culturais abertas ao público em geral. Foi criado com o objetivo de levar arte aos clientes, comunidade e funcionários do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. As exposições têm visitação diária e gratuita.

Para ver a página completa de Pedro Varela, com vídeo-entrevista, fotos de outros trabalhos do artista e informações sobre sua carreira, clique aqui.

“Paisagem Flutuante”, de Pedro Varela e curadoria de Rejane Cintrão
A partir de 1º de março de 2012, diariamente
Espaço Cultural do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1450, Vila Clementino, São Paulo
Informações: 5080-4000 ou www.hpev.com.br
Entrada livre e gratuita.

Conheça o Canal do PIPA no Youtube e acompanhe a postagem de vídeos do Prêmio.
Acesse: www.youtube.com/user/premiopipa/videos


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA