Sobre o Prêmio

PIPA | Prêmio IP Capital Partners de Arte

O PIPA surge da parceria entre a IP Capital Partners e o MAM- Rio, para a criação do mais relevante prêmio brasileiro de artes visuais. É coordenado pela equipe do Instituto IP.

Missão

Foi criado em 2010 com a missão de divulgar a arte, artistas no Brasil, e o MAM-Rio, e de estimular a produção nacional de arte contemporânea, motivando e apoiando “jovens” artistas brasileiros (jovens em termos de carreira). Além de servir como uma alternativa de modelo para o terceiro setor.

Objetivo

O objetivo do PIPA é premiar e consagrar artistas que já vem se destacando por seus trabalhos, já conhecidos no mercado de arte brasileiro e não para descobrir novos talentos totalmente desconhecidos. É uma premiação.

Acontece anualmente e podem participar artistas que trabalhem com qualquer mídia, sem restrição de idade.

Não há inscrições para concorrer ao Prêmio. Os artistas são indicados pelo Comitê de Indicação.

Residências

Os artistas vencedores do PIPA e PIPA Online passam por um período de residência artística por três na Residency Unlimited, e por dois meses no Instituto Sacatar, respectivamente. A participação no programa de residência artística é parte do prêmio recebido pela vitória dessas categorias.

A Residency Unlimited está localizada na igreja South Congregational em Carroll Gardens, Brooklyn, Nova York. O espaço flexível e multifuncional é utilizado para várias atividades, como palestras, projeções, performances e exposições. É também onde os artistas residentes se reúnem entre si e com a equipe da RU, fazerem pesquisas e produzem trabalhos. Todas as atividades relacionadas aos residentes – que incluem visitas semanais aos estúdios, almoços mensais, e suporte técnico – são realizadas na igreja. A RU apoia a criação, apresentação e divulgação da arte contemporânea, realiza parcerias estratégicas com instituições colaboradoras para oferecer residências personalizadas desenvolvidas para atender às necessidades individuais de artistas e curadores participantes. Os residentes se beneficiam da diversificada rede de parceiros da RU, o que permite a flexibilidade, personalização e acesso a uma ampla gama de serviços e recursos, incluindo mas não limitado a estúdio/ espaços de trabalho.

O Instituto Sacatar dirige um programa internacional de residência para artistas na sua sede na Ilha de Itaparica, que fica na Baía de Todos os Santos na região metropolitana de Salvador, Bahia, Brasil. O Instituto tem como metas oferecer um lugar onde artistas possam conviver e criar; facilitar a interação e a colaboração dos artistas com a comunidade; aumentar a visibilidade e o impacto cultural da cidade e da nação onde atua o instituto; e estimular a arte que nos remete ao ponto onde a arte nasceu — ao silêncio profundo diante de toda a criação.

Conselho

O Conselho é o órgão superior de gestão do PIPA composto por cinco a oito membros, sendo dois representantes da IP, um do IIP, dois do MAM-Rio e os demais convidados dentre renomados profissionais, com mandato anual.

Representantes da IP: Roberto Vinháes e Christiano Fonseca Filho (co-fundadores da IP Capital Partners)

Representante do Instituto IP: Lucrécia Vinháes (coordenadora do Instituto IP)

Representantes do MAM-Rio: Carlos Alberto Gouvêa Chateaubriand e Luiz Camillo Osorio (Presidente e Curador do MAM-Rio, respectivamente)

Conselheiros convidados em 2015: Flavio Pinheiro (Superintendente Executivo do Instituto Moreira Salles), Marcos Augusto Gonçalves (Jornalista da Folha de S.Paulo) e Moacir dos Anjos (coordenador de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco)

Comitê de Indicação

É o grupo de pessoas que escolhe quem será indicado ao PIPA, já que não há inscrições para concorrer ao Prêmio.

A cada edição os Conselheiros convidam de 20 a 40 brasileiros e estrangeiros para compor esse comitê. Os convidados são profissionais renomados que atuam com arte contemporânea, como artistas consagrados, críticos da arte, colecionadores, galeristas e curadores.

Cada um deles lista até 3 artistas que acreditem ser indicados participar do PIPA. (Nas edições de 2010 a 2012 cada membro podia indicar até 5 artistas).

Júri de Premiação

Composto por 5 a 7 membros convidados pelo Conselho do PIPA, o Júri de Premiação seleciona, entre os 4 finalistas, o Vencedor do PIPA.

Exposição

A Exposição do PIPA acontece sempre no MAM- Rio, e fazem parte dela os 4 artistas finalistas de cada edição.

Catálogos

Todos os artistas participantes em cada edição tem páginas no catálogo do Prêmio.
Os catálogos do Prêmio não são comercializados, mas pode ser baixados na íntegra, aqui no site.

Equipe

A IP Capital Partners, fundou em 2009, o Instituto IP, cuja primeira iniciativa foi criar o PIPA – Prêmio IP Capital Partners de Arte.

O Instituto IP e a Coordenação do PIPA estão sob a responsabilidade de:

Catarina Schedel

Portuguesa residente no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, desde 1984.
Formada em Comunicação com Especialização em Publicidade e Propaganda, pela ESPM- RJ.
Voltou a Lisboa para estudar, em regime de intercâmbio, de agosto de 2005 a julho de 2006, no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing – IADE.
Fez cursos de teatro (CAL e Tablado), roteiro para cinema (PUC- Rio), fotografia (EAV) e desenvolvimento de textos (Estação das Letras).
Trabalhou com produção para cinema na Conspiração Filmes e em produções independentes antes de integrar a Coordenação do PIPA, em 2010, primeiro ano do Prêmio.

Lucrécia Vinhaes

Conselheira do Instituto IP.
Participa da execução do PIPA desde sua criação.
Arquiteta pela UFRJ.
Foi sócia do Escritório e Galeria de Arte Alegria e Vinhaes.
Participou da produção e curadoria de diversas exposições, tais como: a coletiva “Arte Atemporal”
no Centro Cultural dos Correios -RJ (2003) e a individual de Christina Oiticica – “As Quatro
Estações” na Casa França- Brasil (2004-2005).
Em 2006, fez o curso “Contemporary Art in Focus” na Sotheby’s.
Entre 2008 e 2010, fez diversos cursos de Fotografia no Ateliê da Imagem, o curso “Arte
como Conhecimento” com Franz Manata (2010), na EAV-RJ e o curso “Trabalho de Arte” com
Lia do Rio, no Espaço Figura, que culminou na exposição Alices em 2010, na Casa Um.
Atualmente vive entre Rio de Janeiro e Londres.

Colaboradores

− Equipe IP Capital Partners:
Camila Góes, Sabrina Lima e Rodolfo Marinho – Administrativo

– Equipe IP Global
Luiz Motta – Website
Eleina Coutinho – Administrativo

− Assessoria de Imprensa:
Instituto IP e IP Capital Partners – Danthi Comunicações – Hélio Sussekind

Matrioska Filmes:
Alice Reis
Luís Gustavo Ferraz
Luís Nachbin
Pablo Carrilho

− Equipe MAM-Rio:
Luiz Camillo Osorio – Curadoria
Marta Mestre – Assistente de Curadoria
Carla Marins, Mariana Boghossian e Rafael Rodrigues – Design
Hugo Bianco – Produção
Cláudia Calaça, Veronica Cavalcante, Cátia Louredo, Fátima Noronha – Museologia

Estas são as informações básicas do Prêmio.
Para mais informações navegue pelas categorias do menu, no alto da página à esquerda.


Copyright © Instituto Investidor Profissional