Waldir Barreto Filho

Membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2017

Formação
2014 – Doutor em “Lenguajes y Poéticas en el Arte Contemporáneo” · Universidad de Granada · Granada, España.
1996 – Mestre em “História Social da Cultura” · Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro · Rio de Janeiro, Brasil.
Atividade Profissional 
2004 – Professor de Teoria da Arte · Universidade Federal do Espírito Santo.
2004 – Diretor do Museu de Arte de Goiânia · Goiânia/GO.
1998-2000 – Diretor do Museu Bispo do Rosario · Instituto Municipal Juliano Moreira · Rio de Janeiro/RJ.
Curadoria 
2015 – Co-curador da individual “Brasília Utopia Lírica” (obras de Vicente de Mello) · Centro Cultural Banco do Brasil · Brasília/DF.
– Curador da coletiva “Espírito Oitenta: uma poética geracional segundo o Acervo da Galeria de Arte Espaço Universitário – UFES” (obras de Leda Catunda, Hilal Sami Hilal, Orlando Farya, Hélio Coelho, Raphael Bianco e outros) · Galeria de Arte Espaço Universitário · Universidade Federal do Espírito Santo · Vitória/ES. 2014
– Curador da individual “Aquela mata” (obras de Raphael Bianco) · Galeria Matias Brotas · Vitória/ES.
2013 – Co-curador da individual “Brasília Utopia Lírica” (obras de Vicente de Mello) · Paço Imperial · Rio de Janeiro/RJ. 2012 . Curador da coletiva “Outubro” (instalação sonora de Gisele Ribeiro, Herbert Baioco, Marcus Neves e Silfarlem Oliveira) · Galeria de Arte Espaço Universitário · Universidade Federal do Espírito Santo · Vitória/ES.
2003 – Curador da individual “Sobre a Mobilidade” (obras de Milton Machado) · Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio · Brasília/DF.
– Curador da individual “Atrás do Olhar” (obras de Vicente de Mello) · Foto Arte 2003: Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul · Brasília/DF.
– Curador da coletiva “Espaço Desenhado” (instalações de João Carlos de Souza, Sheila Mann Hara e Maxim Malhado); junto à exposição “Tecendo o visível” curada por Agnaldo Farias · Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio · Brasília/DF.
2000-2002 – Criador e curador do “Salão Nacional de Arte de Goiás” · Flamboyant Shopping Center · Goiânia/GO. 1999 . Curador da individual “Eu vim” (obras do Acervo do Museu Bispo do Rosario) · MAC de Goiás · Goiânia/GO e Galeria de Arte Espaço Universitário · Universidade Federal do Espírito Santo · Vitória/ES.
1997 – Co-curador da “Sala Bispo do Rosario” (obras do Acervo do Museu Bispo do Rosario) na coletiva “Así está la cosa: Instalación y arte objeto en América Latina” com curadoria geral de Magda Carranza e Robert Littman · Centro Cultural/Arte Contemporáneo / Fundación Cultural Televisa · Cidade do México/México.
Produção Bibliográfica
2016 – “O sublime persistente da arte pós-moderna” (capítulo de livro) · FREITAS, Verlaine; COSTA, Rachel. O trágico, o sublime e a melancolia. Belo Horizonte: ABRE – Associação Brasileira de Estética, 2016. ISBN: 978-15-40544-93-3.
– “Espírito Oitenta” (ensaio para revista) · Farol Revista de Artes Arquitetura Comunicação e Design; no 15, 2016. Vitória: UFES, 1999-2017. ISSN: 1517-7858. 2015 .
2015 – “Paisagem: entre o mundo e a cultura” (ensaio para revista) · Farol Revista de Artes Arquitetura Comunicação e Design; no 13, 2015. Vitória: UFES, 1999-2017. ISSN: 1517- 7858. 2014 .
2014 – “Lo sublime, de la palabra al silencio” (ensaio para revista) · Mirabilia 18 (2014/1) . Pleasure in the Middle Ages. Collected Papers 2013 Leeds IMC. Barcelona: Institut d’Estudis Medievals de la Universidad Autònoma de Barcelona (UAB), 2013. ISSN: 1676-5818. 2013
2013 – “O tempo interno da arte: Aby Warburg e Bill Viola” (artigo para Anais). Arte e suas instituições: XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: UFRJ/CBHA, 2013. ISSN: 2236-071. 2008
2008 – “A margem da poética” (ensaio para revista) · Farol Revista de Artes Arquitetura Comunicação e Design; no 8, 2008. Vitória: UFES, 1999-2017. ISSN: 1517-7858. 2006 .
2006 – “Atrás do olhar” (capítulo de livro) · MELLO, Vicente de. Vicente de Mello: áspera imagem. Rio de Janeiro: Telemar, 2006. ISBN: 85-978-85. 2003 .
2003 – “Espaço desenhado” (texto para catálogo) · FARIAS, Agnaldo; et alii. Desenho: traço e espaço. Exposição no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio, Brasília, e Instituto Tomie Ohtake, São Paulo: 2003/2004. Brasília: Arte 21, 2003. ISSN: 85-88956-08-X.
– “Coordenação editorial” (projeto gráfico, layout e capa para livro) · CAÑIZARES, Santiago Vera. A casa de cristal. Editora Terra, 2003. IBSN: 85-7491-130-5. 2002 .
2002 – “O fio da navalha” (texto para catálogo) · CAÑIZARES, Santiago Vera. Interiores. Exposição no Museu Nacional de Belas Artes: 26/09-26/10/2002. Rio de Janeiro: MNBA, 2002. ISSN: 84-611-2348-4.


Copyright © Instituto PIPA