Shima

São Paulo, SP, 1978
Vive e trabalha em Belo Horizonte, MG.

Vencedor do PIPA Online 2013.

Graduado em Desenho Industrial, utiliza a metodologia do design para desenvolver projetos em performance arte e seus desdobramentos em objetos, instalações, filmes e fotografias.

O cotidiano e a plataforma da performance arte são suas principais fontes de pesquisa para a desconstrução dos esquemas tradicionais do fazer, buscando novos sistemas cognitivos para se ver/sentir/pensar o tempo atual. Fatores de identidade e pertencimento, a imagética do cotidiano contemporâneo, estratégias de (como) estar no mundo e o entrelaçamento das culturas são temas recorrentes em suas criações.

Participou dos programas Rumos Artes Visuais (2008-2009), Interações Florestais Terra Una (2010), Bolsa Pampulha (2010-2011), e realizou residências na Holanda (European Ceramic Workcentre), Japão (Okinawa’s City Mayor), e Bélgica (Les Halles), entre outros. Seus trabalhos foram expostos em mais de 15 países. Maiores detalhes em http://cargocollective.com/shima/

Atualmente desenvolve iniciativas em cinema (Viraluz Filmes, em associação com a Leben 108 Filmes), projetos editoriais (Parque de Diversões Gráficas), programas expositivos (Romano Stochiero 54, em parceria com C.L.Salvaro e Rafael Perpétuo), e na área de ensino e pesquisa (como professor/orientador [de Performance e Projeto] no curso de Especialização em Arte-Ambiente no Arena da Cultura, e no LEV – Laboratório de Experiências e Vivências Estético-Sensoriais, ambos em Belo Horizonte.

Site: http://www.shima.art.br/
http://cargocollective.com/shima/
http://vimeo.com/shima/
http://picasaweb.google.com/shimarts/

Vídeo produzido pela Matrioska Filmes, exclusivamente para o PIPA 2013:



Posts relacionados


Videos relacionados


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA