Renata Azambuja

(ultima atualização em julho/2018)

Vive e trabalha em Brasília, DF.
Membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2013, 2014 e 2018.

Renata Azambuja é pesquisadora, curadora independente, crítica de arte e arte-educadora. Tem como temas centrais de pesquisa as relações entre arte e política, arte brasileira e fotografia contemporânea. É Licenciada em Artes Plásticas pela UnB, Mestre em Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea pelo City College/City University of New York. Atualmente, é doutoranda em Teoria e História da Arte pela UnB.

Conselhos curatoriais
– Conselho Curatorial da Casa de Cultura da América Latina CAL/UnB
– Espaço Cultural Marcantônio Villaça/TCU
– Núcleo de Arte Centro-Oeste (NACO), Olhos d’Água, GO

Curadorias recentes
– “Urômelos, coelhinhos e quimeras”, Museu Nacional, jun. a set. 2018
– “Dragão Floresta Abundante: a aventura de Christus Nóbrega na China”, CCBB, nov. 2017 a jan. 2018
– “Traço Suspenso: Desenhos de Mateus Gandara”, Galeria 2/Museu Nacional
– “Sobre linhas, membranas e fronteiras: fotos de Cléo Alves Pinto”, José Roberto Bassul e Michelle Bastos. Museu Nacional, abril a junho de 2017
– “Exposição de Eneida Sanches no Ciclo ONÁ”, Galeria DEcurators, 17 e 18 de nov/2016
– “Deitei para repousar e ele mexeu comigo”, individual de Fábio Baroli, outubro/2015 a janeiro/2016
– “Quarto Escuro”, de Waleska Reuter, março de 2015, Galeria Alfinete, Brasília
– Curadoria para o Projeto Piracema, Galeria Ponto com vista à NY Book Art Fair no MoMA, 2014
– Curadoria Programa de Residência de Artistas (ITS/UnB/MinC), NACO, 2014
– “Arquivo Brasília Cidade Imaginário”, Espaço Cultural Marcantônio Villaça em Brasília, maio de 2010

Área editorial
– Catálogo “Dragão Floresta Abundante: a aventura de Christus Nóbrega na China”/CCBB 2017-2018
– Catálogo “Ficções Rurais: construção e pintura NACO”/2016
– Texto para o projeto “Arte Quentinha”, 2015; texto para o livro do Coletivo Transverso, 2016
– Livro Entre Poéticas e Políticas, Artes Visuais em Brasília (1960-2011) e História [s] da Arte do Moderno ao Contemporâneo, 2003
– Catálogo “Arquivo Brasília Cidade Imaginário”, de 2010
– Textos para artistas: André Ventorim, Janaína Miranda, Sylvana Lobo, Lis Marina, Glória da Veiga e Paulo Andrade.

Comissões de indicação, análise e seleção
– Comissão de seleção para o Programa de Residência da Casa de Cultura da América Latina – CAL 2017;
– Comissão para a seleção de artista residente para o Projeto Olhares Brasileiros/Instituto Sacatar Programa Rede Nacional Artes Visuais set/2016;
– Seleção para a Residência Ficções Rurais, NACO/GO, 2016;
– Comissão para o Catálogo de Obras de Arte do acervo da UnB, 2012-2015
– Comissão de Seleção Casa de Cultura da América Latina/UnB, 2014; Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013/Atos Visuais, 2013;
– Comitê de Indicação do Prêmio Investidor Profissional de Arte (PIPA)/MAM/RJ, 2013 e 2014 e 2018
– Comissão Pesquisa de Acervos Artísticos Prêmio Pró-Cultura de Estímulo às Artes Visuais 2010/Funarte.

Palestras, mesas redondas, leituras de portfólios e cursos recentes
– As ironias da cidade: roda de conversa para I Trienal de Arquitetura na sede do IAB/DF 23 de junho 2017
– Conversas sobre fotografia vinculadas à exposição Sobre linhas, membranas e fronteiras, no MUN e na Galeria Olho dÁguia
– Conversas sobre Colecionismo e Curadoria, Galeria Alfinete, abril 2017
– Seminário Arte, Cultura e Mediações, UFF/Niterói set/2016
– Encontros do Cena, Cena Contemporânea/Museu Nacional set/2016
– Leitura de portfolios para o FotoCapital, set/2016
– Curso Conhecendo a produção artística contemporânea em Brasília, Espaço de Ideias, ago/2015
– Conversa sobre Artes Visuais em Brasília para o Casa ArteFoto, Cine Brasília set/2015
– Conversa com Gui Mohallem na Galeria Ponto jun/2013
– Colecionismo e Curadoria; Fotografia como Arte Contemporânea Espaço F/508
– O Contemporâneo da Arte e Fotografia e arte: gêneros, diálogos e contrapontos a partir das práticas fotográficas e artísticas contemporâneas (1970-2000)
– Curso de teoria e história da arte/Comitê Curatorial
– Palestrante II Seminário de História da Arte e Museus/UnB, FCI, 2014

Projetos em andamento
– Pinturas de Antônio Carlos Elias e Fotografias de André Santangelo (FAC/DF)



Posts relacionados


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA