Rafael RG

Guarulhos, SP, 1986.
Vive e trabalha entre Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA).

Representado pela Sé Galeria e pela Periscópio Arte Contemporânea.

Indicado ao Prêmio PIPA 2012, 2015 and 2018.

Em sua prática artística, RG costuma trazer duas fontes para construção de seus trabalhos: uma documental e outra afetiva, em geral por meio do uso de documentos garimpados em arquivos institucionais ou pessoais associados a narrativas que podem envolver sua pessoa ou um alter ego.  A interação entre essas territorialidades resulta em obras que quase sempre se aproximam de uma ficção, ou de uma noção tensa de ficcionalidade.
Relações afetivas e sexuais e suas implicações políticas, as formas de representação do amor na literatura e nas artes e questões de identidade racial tem sido suas areas de interesse atuais. Essas pesquisas são geralmente se desdobram em workshops, instalações, textos performativos, publicações e objetos.
Mestrando em Artes e Literatura pela UFMG (MG) e formado em Artes Visuais pela Belas Artes de São Paulo (Bolsista PROUNI – 2010). Participou de mostras e festivais em cidades do Brasil e em outros países, como Argentina, México, Colômbia, Alemanha, Polônia, Espanha e Holanda. Recebeu, entre outras premiações, o 1º Prêmio Foco ArtRio, o Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio/ IPHAN, o Prêmio aquisição do Centro Cultural São Paulo, Bolsa Iberê Camargo para residência no Künstlerhaus Bremen (Alemanha), Bolsa Pampulha para residência no Museu de Arte da Pampulha (MG) e, em 2018  agraciado com  a Residência Artística Gasworks, em Londres.

site: http://cargocollective.com/rafaelrg

Vídeo produzido pela Matrioska Filmes, exclusivamente para o PIPA 2012:



Posts relacionados

 


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA