PIPA Online 2015

A versão on-line do PIPA aconteceu em dois turnos. O 1º foi de 19 a 26 de julho de 2015. O 2º de 2 a 9 de agosto de 2015. Apenas os artistas que conquistaram mais de 500 votos no 1º turno passaram ao 2º. De 61 artistas participantes inicialmente, apenas 9 se classificaram para o 2º turno.

Assim como acontece com as categorias PIPA e PIPA Voto Popular, às quais concorrem apenas os finalistas do PIPA que participam de uma exposição no MAM-Rio a partir de 5 de setembro, a versão on-line do Prêmio também premia em duas categorias: uma cujo vencedor é definido exclusivamente pelo público (PIPA online Popular) e outra onde um júri define o vencedor (PIPA Online). A grande diferença é que na versão on-line todos os artistas indicados podem participar, já nas demais categorias, apenas os quatro finalistas escolhidos pelo Conselho concorrem. Para saber mais, clique aqui.

Entenda como funcionaram as duas categorias da versão on-line em 2015:
PIPA Online Popular 2015 – onde o artista vencedor é o artista mais votado pelo público ao final do segundo turno e recebe R$6 mil;
PIPA Online 2015 – cujo vencedor é escolhido pelo Júri do PIPA Online, dentre os cinco artistas com mais votos computados ao final do segundo turno. O vencedor recebe R$12 mil e participa de residência artística no Instituto Sacatar, por dois meses em 2016. Um dos critérios que será levado em conta pelo Júri para definir o vencedor será a qualidade da página do artista aqui no site do PIPA.

Ana Ruas foi a vencedora do PIPA Online Popular 2015, com 2184 votos.
A vencedora do PIPA Online foi Luciana Magno.

Saiba mais sobre as artistas vencedoras do PIPA Online e PIPA Online Popular 2015, clique sobre o nome e acesse as páginas das artistas:

Ana Ruas
Luciana Magno

Ana Ruas viveu em São Paulo capital de 1990 a 1995. Em 1996, fixou residência em Mato Grosso do Sul. Na época, intrigada com o ritmo da cidade e com a visualidade dos apáticos muros brancos, registrou, fotografou, mapeou e desenhou espaços e lugares para entender tal território. Destes registros surgiu um grande interesse pela luz do centro-oeste, pelos imensos espaços aéreos e pela arquitetura tipicamente horizontal da cidade de Campo Grande, MS.

Contatando com parcerias na esfera municipal, estadual e federal realiza várias intervenções urbanas e sites specifics em Instituições públicas e privadas em MS e outros estados brasileiros. O assunto sempre foi a própria cidade, as formas, as projeções, as sombras, a luz, os intervalos, as paredes, os muros, os tapumes, os buracos, as esquinas, os trilhos sem o trem, o poste, o museu, a arquitetura, as entradas e saídas, a rua e a poesia. Sua obra denuncia, convida e provoca as pessoas à uma reflexão sobre o espaço e lugar habitado. Usa a pintura como linguagem e como superfície viadutos, muros, paredões, etc. Seu ateliê acolhe, convida, reúne e hospeda pessoas interessadas em discutir assuntos que permeiam a contemporaneidade.

Assista ao anúncio das vencedoras:

Para ver mais vídeos do PIPA, clique aqui.

Veja o placar final dos 9 artistas participantes do 2º turno do PIPA Online 2015:

Ana Ruas – 2184 – vencedora do PIPA Online Popular
Fábio Magalhães – 1237
Gustavo Von Ha – 1236
Luciana Magno – 1160 – vencedora do PIPA Online
Luiz Mauro – 1144
Poro – 1011
Gustavo Speridião – 719
Raquel Versieux – 683
Gabriel Giucci – 570


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA