Obras doadas em 2012

Um dos principais objetivos que levou à criação do PIPA, em 2010, foi a vontade de seus idealizadores de estabelecer uma parceria duradoura com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Neste sentido ficou definido que, visando contribuir para a ampliação do acervo do museu, especificamente com obras de artistas brasileiros contemporâneos, os quatro finalistas de cada edição do PIPA doariam uma obra cada um para o acervo da instituição.

Os vencedores de cada categoria (PIPA, PIPA Voto Popular e PIPA Online – e o segundo colocado nesta última categoria) doam ainda uma obra cada um para o Instituto IP, que realiza o Prêmio.

Veja as obras doadas pelos artistas em 2012:

Doações para o MAM-Rio

Marcius Galan doou a via do museu (via rosa) da obra apresentada na exposição do PIPA no MAM-Rio: “Obra de arte em cinco vias”, 2012, jato de tinta sobre papel, 21 x 29,7cm.

Rodrigo Braga doou “Biólito”, 2010, fotografia, 60 x 90cm, obra exposta no museu durante a mostra do PIPA.

Matheus Rocha Pitta doou “Laje#8 (Ameaças), 2012, concreto e papel, 20x30x4 cm.

Thiago Rocha Pitta doou o vídeo “Planeta fóssil”, 2009, 16′.

Planeta Fóssil from Thiago Rocha Pitta on Vimeo.

Doações para o Instituto IP

Os vencedores de cada categoria de 2012 doaram obras para o Instituto IP.

Marcius Galan, vencedor do PIPA, doou a via do Instituto + um bloco da via do público (vias verde e azul) da obra apresentada na exposição do PIPA no MAM-Rio: “Obra de arte em cinco vias”, 2012, jato de tinta sobre papel, 21 x 29,7cm.

Rodrigo Braga, vencedor do PIPA Voto Popular Exposição, doou a obra “Fato” (da série Paisagens), 2008, fotografia, 90 x 60cm, que estava entre as obras expostas por ele na exposição do PIPA no MAM-Rio.

Berna Reale, vencedora do PIPA Online, doou a fotografia “A mulher”, performance para fotografia, 150x100cm. ( Foto Carla Cunhaara).

Tinho (Walter Nomura), segundo colocado no PIPA Online fez a doação da obra “Prazeres”, 2011, óleo sobre tela, 90 x 120cm.


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA