Maurício Ianês

Santos, SP, 1973.
Vive e trabalha, em São Paulo, SP.

Representado pela Galeria Vermelho.

Indicado ao PIPA 2014.

Maurício Ianês é formado pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, SP.

Seu trabalho questiona as linguagens verbal e artística, suas possibilidades expressivas e limites, suas funções políticas e sociais, muitas vezes propondo a participação do público em suas ações para criar situações de troca onde a linguagem e os seus desdobramentos sociais entram em jogo. Ianês busca referências e influências em filosofia, poesia, crítica social, literatura e música.

Ações e performances que buscam questionar a relação entre espectador e artista, tirando o espectador do papel de observador passivo e transformando-o em parte importante da criação da obra são parte importante do trabalho de Ianês.

Já participou de importantes exposições nacionais e internacionais, como as 28ª e a 29ª Bienais Internacionais de São Paulo, SP; “Des Choses en Moins, Des Choses en Plus”, Palais de Tokyo, Paris, França; “Avante Brasil”, KIT Kunst im Tunnel, Düsseldorf, Alemanha; “Il Va se Passer Quelque Chose”, Maison de L’Amérique Latine, Paris, França; “Chambres Sourdes”, Parc Culturel de Rentilly, França.

Vídeo produzido pela Matrioska Filmes, exclusivamente para o PIPA 2014:



Posts relacionados


Videos relacionados


Copyright © Instituto PIPA