Matias Mesquita

Rio de Janeiro, RJ, 1976.
Vive e trabalha em Brasília, DF.
Artista representado pelas galerias A Gentil Carioca e Zipper.

Indicado ao PIPA 2016.

O artista desenvolve um trabalho híbrido de caráter pictórico e escultural, onde a imagem funde-se à materialidade da peça, num aparente contraste que funciona como complemento simbólico. A matéria do suporte opera como índice da realidade urbana contemporânea, destrinchando sua condição social, massificada e anônima.

Graduou-se em Desenho Industrial /Comunicação Visual pela PUC-Rio (Rio de Janeiro, RJ). Participou na produção de vários video-clipes de animação, muitos deles premiados pela MTV Video Music Awards Brasil. Em 2009 começa a frequentar a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro, RJ) e inicia sua carreira como artista plástico.

Participa de exposições coletivas nas galerias A Gentil Carioca, Luciana Caravelo e AmareloNegro, Rio de Janeiro, RJ; Emma Thomas e Oscar Cruz, São Paulo, SP; e na phICA, Phoenix, EUA. Em 2011, é agraciado com o terceiro lugar no Prêmio 20º Encontro de Artes de Atibaia, SP e com o Prêmio IBRAM Feira Art Rio, Rio de Janeiro, RJ. No ano seguinte, em 2012, faz sua primeira exposição individual: “Incontáveis”, na A Gentil Carioca, do Rio de Janeiro (RJ). Em 2013 realiza “O que pesa mais”, também na A Gentil Carioca e em 2014, “Impermanência”, no Elefante Centro Cultural em Brasília (DF). Em 2015, abre a individual “Traços de Impermanência”, na Zipper Galeria, em São Paulo (SP). Fundou junto com outros parceiros, o Elefante Centro Cultural, espaço autônomo e independente de estímulo a práticas de experimentação em arte contemporânea localizado em Brasília, DF.

Video produzido pela Matrioska Filmes com exclusividade para o PIPA 2016:

Sites: cargocollective.com/matiasmesquita e elefantecentrocultural.com.



Posts relacionados


O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA