Marta Mestre

Beja, Portugal, 1980.
Vive e trabalha entre Brasil e Portugal.
Membro do Comitê de Indicação PIPA 2015, 2017 e 2018.

Marta Mestre é curadora, pesquisadora e crítica de arte. Trabalha há mais de dez anos em curadoria, edição, crítica, docência, entre outros, em Portugal e no Brasil. Licenciada em História da Arte pela Universidade de Lisboa e com mestrado em Cultura e Comunicação/Museologia pela Université d’Avignon (França), foi curadora do Instituto Inhotim, Minas Gerais (2016-2017), curadora-assistente do Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro (2010-2015), curadora-convidada e professora da Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro, 2016. Regularmente escreve ensaios para instituições e museus e participa de júris de premiação em artes visuais.

Em Portugal é colaboradora da editora “Imago”, do portal “Buala” e foi curadora do Centro de Artes de Sines (2005-2008). Tem realizado, individual ou coletivamente, vários projectos, maioritariamente em instituições públicas, e com ênfase na pesquisa de “contra-narrativas” e arquivos de artistas. Entre outras recebeu as premiações: “Laboratório Curatorial/SPArte, São Paulo 2012” e “Travel Grant Awards/ CIMAM 2014”.

Exposições recentes selecionadas: “Potência e Adversidade:”Arte da América Latina”, 2017, nas coleções em Portugal, Galerias Municipais, Pavilhão Branco e Preto, Lisboa;”Corte-contaminação-contacto: Ricardo Basbaum”, 2017, Galeria Jaqueline Martins, São Paulo;”Song for my Hands”, 2017, Bienal Internacional de Curitiba, Curitiba; “Agora somos mais de mil”, 2016, Escola de Artes Visuais Parque Lage; “Tunga: ciclo de instaurações”, 2016, Instituto Inhotim, 2016; “Por aqui tudo é novo…”, 2016, Instituto Inhotim; “Daniel Steegmann/Philippe Van Snick”, 2015, MAM-Rio e Casa Modernista, Rio de Janeiro e São Paulo; “Vijai Patchineelam: Resistir o passado, ignorar o futuro e a incapacidade de conter o presente”, 2016, MAM-Rio.




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