Leticia Ramos

Santo Antônio da Patrulha, RS, 1976.
Vive e trabalha em São Paulo, SP.

Representada pela Mendes Wood DM.

Finalista do PIPA 2015.
Indicada ao PIPA 2013 e 2016.

Seu foco de investigação artística é a criação de aparatos fotográficos próprios para a captação e reconstrução do movimento e sua apresentação em vídeo, instalação e fotografia. Com especial interesse pela ciência da ficção, em suas séries como “ERBF”, “Bitácora” e “Vostok”, desenvolve complexos romances geográficos.

Seus trabalhos já mostrou trabalhos em espaços artísticos como Centro de arte Pivô (São Paulo, SP), Tate Modern (Londres, Inglaterra), Itau Cultural (São Paulo, SP), Centro Cultural São Paulo (SP), Museu Coleção Berardo (Lisboa, Portugal) e Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, SP). Foi ganhadora de importantes prêmios, residências e bolsas de produção artística, entre eles, o Prêmio Marc Ferréz para o desenvolvimento do projeto Bitácora (2011/2012). Como resultado desta pesquisa, publicou o livro de artista “Cuaderno de Bitácora” e participou da residência The Artic Circle (2011)  a bordo de um veleiro rumo ao Pólo Norte. O trabalho fotográfico produzido durante a expedição, foi vencedor do Prêmio Brasil Fotografia – pesquisas contemporâneas (2012).

Em 2013 participou do programa “Islan Session“ da 9º Bienal do Mercosul (Porto Alegre, RS). Neste mesmo ano, desenvolveu o projeto “[VOSTOK]” uma viagem ficcional a um lago pré-histórico submerso na Antártida. O projeto resultou em uma publicação virtual, filme 35mm, livro e LP, e uma performance inédita que será apresentada durante a próxima edição do Festival Videobrasil em 2015.

Em 2014, foi contemplada pela Bolsa de Fotografia do Instituto Moreira Salles e desenvolveu a pesquisa “MICROFILME” e foi ganhadora do prêmio internacional de fotografia Bes Photo. Recentemente recebeu o Prêmio Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco para o desenvolvimento do projeto inédito “GRÃO”. Atualmente realiza a mostra individual “[VOSTOK]” no CAPC- Musée d’art contemporain (Bordeaux, França) e tem exposições programadas para o Parque Lage (Rio de Janeiro, RJ), Videobrasil (São Paulo, SP) e Nouveau Musée National de Monaco (França).

Site: http://leticiaramos.com.br

Video produzido pela Matrioska Filmes com exclusividade para o PIPA 2016:



Posts relacionados


Videos relacionados


O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA