Kiki Mazzucchelli

Membro do Comitê de Indicação do PIPA 2016 e membro do Conselho do PIPA 2017.
Vive e trabalha entre Londres, RU e São Paulo, SP.

Kiki Mazzucchelli é curadora e crítica independente. Vive em Londres desde 2000, onde completou um mestrado História da Arte Contemporânea pela Goldsmiths College.

Projetos curatoriais recentes incluem a Bienal do Site Santa Fe (Novo México, 2016-7), a individual do artista Ivens Machado (Pivô, São Paulo, 2016) e a coletiva Hallstatt (Galpão Fortes D’Aloia Gabriel, São Paulo, 2016), que inclui trabalhos de 13 artistas brasileiros e internacionais.

É colaboradora regular da revista Art Review (Londres), além de contribuir ocasionalmente com outras publicações especializadas incluindo Art Forum (EUA), Art Agenda (EUA), Frieze (Londres), Mousse (Itália) e Terremoto (México).

Foi curadora da seção de ‘solo projects’ da Pinta Art Fair (Londres, 2013/4) e Arco (Madrid, 2015) e participa do júri de residências artísticas de artistas argentinos (Erica Roberts) e latino-americanos (Shelagh Wakely) da Gasworks desde 2015.

Escreveu diversos ensaios sobre artistas brasileiros e internacionais publicados em monografias e catálogos, entre eles, Adriano Costa, Alexandre da Cunha, Cristiano Lenhardt, Erika Verzutti, Marcius Galan, Paloma Bosquê, Paulo Monteiro, Paulo Nazareth, Tonico Lemos Auad.

Publicações recentes incluem o ensaio The São Paulo Biennial and the Rise of Contemporary Brazilian Art (IN Contemporary Art Brazil, ed. Hossein Amirsadegui e Catherine Petitgas, Londres: Transglobe/ Thames & Hudson, 2012); um capítulo sobre a cena artística da cidade de São Paulo em Art Cities of the Future – 21st Century Avant-Gardes (Londres: Phaidon, 2013) e um capítulo sobre arte brasileira em Brazil: a celebration of contemporary Brazilian culture (Londres: Phaidon, 2014).

Editou o livro 4000 Disparos de Jonathas de Andrade (2013) e Empena Cega de Marcelo Cidade (2016).

Participou de palestras, mesas-redondas e conferências em diversas instituições e universidades como Fundação Joaquim Nabuco (Recife), Henry Moore Institute (Leeds), Museo de Arte Moderno de Medellín (Bogotá), Paço das Artes (São Paulo), Royal College of Art (Londres), Studio Voltaire (Londres), Tate Modern (Londres), Victoria & Albert Museum (Londres), Universidad Nacional de Colômbia (Bogotá), entre muitas outras.

Ministrou cursos na pós-graduação na PUC (São Paulo, 2014), Sotheby’s Institute (Londres, 2016).


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA