Irene Small

(ultima atualização em fevereiro/2018)

Vive e trabalha em Princeton, EUA.
Membro do Comitê de Indicação PIPA 2013.

Irene Small é Professora Assistente de Arte Contemporânea e Crítica na Universidade de Princeton, onde seus interesses de pesquisa incluem vanguardas históricas e novas; modernismo num contexto global; abstração; temporalidades da arte; problemas de metodologia e interpretação; relações e as implicações sociais da forma. Seu projeto atual de livro, “Hélio Oiticica: Folding the Frame”, examina discursos desenvolvimentistas e processos orgânicos de emergência enquanto eles se cruzam na articulação de um paradigma de arte participativa em meados da década de 1960 no Brasil.

Sua pesquisa tem recebido apoio de várias bolsas de instituições como a Fundação de Pesquisa Getty , a Fundação Dedalus, as Fundações Capital Criativo e Andy Warhol, o Instituto Lemann de Estudos Brasileiros e o Conselho de Pesquisa da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

Como curadora, Small organizou “Blind Field” (2013), uma exposição de artistas emergentes e estabelecidos trabalhando no Brasil, que abriu no Krannert Art Museum em Janeiro de 2013 e viaja para o Eli and Edythe Broad Art Museum, da Universidade do Estado de Michigan em junho de 2013.

Ela organizou Verbivocovisual: Brazilian Concrete Poetry na Sterling Memorial Library, Universidade de Yale em 2006, foi co-curadora de Multitude at Artists Space, Nova York, em 2002, e contribuiu com ensaios para o premiado catálogo da exposição Picasso and the Allure of Language ( Galeria de Arte da Universidade de Yale University, 2009). Suas publicações incluem “Medium Aspecificity / Autopoietic Form” (Alexander Dumbadze e Suzanne Hudson, eds. Contemporary Art: Themes and Histories, 1989 – Present. London: Wiley Blackwell Publishing, 2013, pp.117-125); “Exit and Impasse: Ferreira Gullar and the ‘New History’ of the Last Avant-Garde” (Third Text Vol 26 No 1 (January 2012) pp. 91-101); “Openings: Matheus Rocha Pitta” (Artforum (Summer 2011) pp. 386-389); “Material Remains: On the Afterlife of Hélio Oiticica’s Work” (Artforum (February 2010) pp. 95-96); “Believing in Art: The Votive Structures of Conceptual Art” (Res: Anthropology and Aesthetics Vol 55/56 (Spring/Fall 2009) pp. 294-307); “Site and Sociality: Joseph Beuys and the Relics of Modernist Sculpture” (Yale University Art Gallery Bulletin (November 2009) pp. 86-88); e “Morphology in the Studio: Hélio Oiticica at the Museu Nacional” (Getty Research Journal No 1 (February 2009) pp. 107-126.)


Posts relacionados


 


'Irene Small' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA