Grupo EmpreZa

Criado em 2001, em Goiânia, GO.

Indicado ao PIPA 2013.

O Grupo EmpreZa foi formado em 2001, na cidade de Goiânia, GO.
Desde então, tem trabalhado especialmente no campo da performance, e mais recentemente, com a criação de vídeo, animação e fotografias derivados das ações performáticas. Em sua trajetória já participou de diversos encontros de coletivos, residências artísticas e mostras nacionais e internacionais.

O Grupo acredita na arte como veículo de uma expressão política potencialmente transformadora, que a arte transforma porque a arte “move“. A arte tem aquilo que os antigos latinos chamavam de movere, que é a capacidade de nos mover. Se a arte move é porque é uma força, e as forças transformam. Neste caso, o movimento transformador ocorre, antes, no espírito, como “comoção“. A arte tem o poder de co-mover, de fazer com que os espíritos se comovam (movam-se juntos). Os movimentos do espírito, claro, revelam-se depois nos movimentos dos corpos. Isto é política. Neste sentido, a pesquisa poética do Grupo Empreza interessa-se pelo uso do corpo do performer, enquanto signo político, em suas relações com a imanência e a exterioridade; as relações de um corpo com outros corpos, de uma carne com outras carnes (de pessoas e coisas).

Site: www.grupoempreza.com/

Video produzido pela Matrioska Filmes com exclusividade para o PIPA 2013.



Posts relacionados


Videos relacionados


O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA