Fernando Mendonça

São Bento de Bacurituba, MA, 1962.
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ.

Representado pela Galeria Paulo Fernandes.

Indicado ao PIPA 2014.

Nasce em 4 de abril de 1962. Maranhense, de São Bento de Bacurituba, paupérrimo povoado do interior do Estado, caçula de uma família de oito irmãos, que logo se vê obrigada a transferir-se para a capital de São Luís, onde o pai saxofonista e a mãe artesã, costureira e dona de casa, procuram novos horizontes para educar e dar melhores oportunidades aos seus filhos.

Desde pequeno manifesta dotes artísticos, gatafunhando nos cadernos escolares, por falta de outros meios, o que lhe custa duas reprovações consecutivas.

Inicia sua formação artística em 1978, quando ingressa no Grupo “Laborarte” (importante na vida cultural de São Luís do Maranhão nos anos 70 e 80). Expõe individualmente pela primeira vez em 1984, mesmo ano em que conhece o renomado artista plástico Rubens Gercheman, que o encoraja a ir buscar melhores dias num centro urbano maior: o Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 1985, segue o conselho do mestre e transfere-se para a cidade maravilhosa.

Hoje, Fernando Mendonça tem em seu currículo significativas conquistas que evidenciam seu talento e patenteiam a qualidade de sua expressão artística. Vive a trabalhar no universo carioca, apesar de sua origem provinciana, tem a alma cosmopolita, o que é evidente em suas obras. Sua arte mistura surpresa e originalidade, sendo um dos mais importantes artistas visuais contemporâneo.

Video produzido pela Matrioska Filmes com exclusividade para o PIPA 2014.



Posts relacionados


Videos relacionados


Copyright © Instituto PIPA