Fernanda Lopes

Membro do Comitê de Indicação PIPA 2015.
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ.

Crítica de arte e pesquisadora, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ, e Professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ) e do Departamento de Arquitetura da PUC-Rio. Ganhadora da Bolsa de Estímulo à Produção Crítica (Minc/Funarte) em 2012, com pesquisa publicada sobre a Área Experimental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Funarte/Figo Editora, 2013 – download gratuito no site www.figo.art.br em “Publicações”), foi Membro do Conselho Cultural da Galeria IBEU/RJ (2013-2014), curadora associada de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo – CCSP (2010-2012) e editora dos sites ARTINFO Brasil (2012-2013) e Obraprima.net (2000-2004).

Foi uma das críticas entrevistadas para o livro “Conversas com Críticos e Curadores de Arte” [Circuito, 2013], organizado por Guilherme Bueno e Renato Rezende.

É integrante do Grupo de Crítica do Paço das Artes desde 2010 e colaboradora de publicações brasileiras e internacionais como as revistas Select e Arte Brasileiros!, o Jornal O Globo, o site Art Agenda e a revista DARDO.

Mestre em História e Crítica de Arte pela Escola de Belas Artes – UFRJ (2006), sua tese de mestrado, “Éramos o time do Rei”, ganhou o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, da FUNARTE, em 2006, e em 2009 foi publicada pela Alameda Editorial (SP).

Em 2010 foi curadora convidada responsável pela Sala Especial Grupo Rex na 29ª Bienal de São Paulo. No mesmo ano foi uma das curadoras selecionadas no Programa Novos Curadores – uma parceria entre a Expomus e o Paço das Artes (SP).


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA