Exposição 2010 no MAM-Rio

A Exposição PIPA 2010 aconteceu no MAM- Rio de 25 de setembro a 14 de novembro, com os trabalhos dos quatro Artistas Finalistas do PIPA naquele ano: Cinthia Marcelle, Marcelo Moscheta, Marcius Galan e Renata Lucas.

Renata Lucas, grande vencedora do PIPA 2010, montou “Mínimo denominador comum“, instalação que trabalhava os vidros do próprio museu, com cortes e maçanetas que iludiam o visitante com falsas portas.

Marcelo Moscheta, vencedor do Voto Popular 2010, levou para a mostra os trabalhos “33 montanhas” – instalação com desenhos à grafite sobre PVC expandido e ferro – e “Void” – um mapa topográfico antigo trabalhado com recortes, carimbo e alumínio.

Cinthia Marcelle apresentou o vídeo “Cruzada“, de 8’35”, que mais tarde no mesmo ano venceria o prêmio principal do Future Generation Art Prize 2010 da Fundação Victor Pinchuk, da Ucrânia.

Marcius Galan, montou a instalação sonora “Desenhos(interseção)“, 2009-2010, com caixas de som reproduzindo o ruído de circunferências desenhadas sobre papel.

Fotos de Marco Rodrigues


Ao comprar um ingresso para a exposição, cada visitante teve direito a um voto para definir quem seria o vencedor do Voto Popular.

O vencedor da categoria, Marcelo Moscheta, recebeu 500 votos, num total de 973 votos dos visitantes.

Além de votar, o público da exposição era convidado a interagir também através de depoimentos em vídeo em um computador disponibilizado na área interativa da mostra, e escrevendo mensagens que eram coladas em um mural. Foram cerca de 1040 “post its”, alguns deles podem ser vistos no álbum do PIPA no Facebook: clique aqui para ver.

Veja também o álbum de fotos da abertura da mostra na página do facebook do PIPA, por Marco Rodrigues: clique aqui.

Ajude a divulgar o PIPA. Torne-se um amigo no Facebook: www.facebook.com/premioPIPA


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA