Éder Oliveira

Timboteua, PA, 1983.
Vive e trabalha em Belém, PA.

Representado pela Blau Projects.

Indicado ao Prêmio PIPA 2015 e 2017.

Nascido em 1983, em Timboteua, PA, na região nordeste da Amazônia. É licenciado em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará. Trabalha e vive em Belém, PA.

Pintor por ofício, desde 2004 se dedica sobre a temática da identidade cultural, tendo como foco principal o homem amazônico, em intervenções, site-specifics e óleos sobre tela. Suas produções mais recentes tem explorado imagens de pessoas retiradas de páginas policiais de jornais impressos em Belém, instigando a refletir sobre identidade, imagem e marginalização.

Foi selecionado em bolsas e premiações como: Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais (2014), Prêmio de Artes Visuais do Sistema Integrado de Museus (2008) e o 2º Grande Prêmio do Salão Arte Pará (2007). Possui trabalhos em acervo de instituições como Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Museu Casa das Onze Janelas e Museu da Universidade Federal do Pará.

Site: www.ederoliveira.net

Video feito pela Matrioska Filmes com exclusividade para o PIPA 2015.


O PIPA respeita a liberdade de expressão, e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site odem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos.
Copyright © Instituto PIPA