Carlito Carvalhosa

Vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ.
Membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2012 e 2016.

Carlito Carvalhosa (São Paulo, SP, 1961) é pintor e escultor. Estudou gravura em metal no ateliê de Sérgio Fingermann e graduou-se em arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1984. Ainda na década de 1980, integrou o Grupo Casa 7, em São Paulo.
Entre 1989 e 1992 viveu em Berlim e Colônia, na Alemanha. Participou, entre outras exposições, da Bienal Internacional de São Paulo; a Bienal de Havana; a ‘Bienal Brasil Século XX’, a Bienal do Mercosul, a ‘Côte à Côte Art Contemporain du Brésil’ no CAPC em Bordeaux, França.
Em 2008, apresentou “Corredor”, no Projeto Parede do Museu de Arte Moderna de São Paulo, “Apagador”, no Solar do Unhão, Salvador; “Estou lá”, no Paço Imperial, Rio de Janeiro; ‘Faz Parte”, no Gabinete de Arte Raquel Arnaud e na Galeria Millan em São Paulo, e ‘Meus olhos”, no Solar do Barão, em Curitiba.
Em 2009 participa da exposição “Experimentando espaços” no Museu da Casa Brasileira em São Paulo.
Em 2010, faz a primeira exposição “Roteiro para visitação” dentro do Programa Ocupas no Palácio da Aclamação em Salvador, Bahia, a exposição “A Soma dos Dias”, no Projeto Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e a exposição “Melhor Assim” no espaço cultural SOSO+, em São Paulo.
Em 2011 fez as seguintes exposições individuais: “Qualquer direção”, na Galeria Silvia Cintra + Box 4, no Rio de Janeiro; “Regra de dois”, na Fundação Eva Klabin (Projeto Respiração), Rio de Janeiro; “Sum of days”, no Museu de Arte Moderna de Nova York; e “Lugar Comum”, na Casa de Cultura Laura Alvim, Rio de Janeiro;
Em 2012 expõe “Shift” na Sonnabend Gallery, em Nova York.



Posts relacionados


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA