Bernardo José de Souza

(ultima atualização em fevereiro/2018)

Vive e trabalha em Porto Alegre, RS
Membro do Comitê de Indicação PIPA 2018.

Bernardo José de Souza é curador, professor e crítico de arte. Atualmente, ocupa o posto de Diretor Artístico da Fundação Iberê Camargo. Foi Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria de Cultura de Porto Alegre entre os anos de 2005 e 2013 e integrou a equipe de curadoria da 9 Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2013). Desde então, vem desenvolvendo projetos curatoriais para diversos espaços e instituições, dentre as quais vale destacar a exposição To See What Is Coming, no Largo das Artes (Rio de Janeiro, 2014); o 19 Festival de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil (São Paulo, 2015); a exposição A Mão Negativa, no Parque Lage (Rio de Janeiro, 2015); exposição Através do Espelho, projeto especial  da ArtRio (Rio de Janeiro, 2015); a exposição Tudo o que É Sólido Desmancha no Ar, na Galeria Jaqueline Martins (São Paulo, 2015); o programa Crossings and Passages, na Goodman Gallery, (Cidade do Cabo, 2016); a exposição Vivemos na Melhor Cidade, no Átomos (Rio de Janeiro, 2016); e o programa Arte e Ativismo na América Latina – Prince Claus Fund/Dutch Ministry of Foreign Affairs, na Despina (Rio de Janeiro, 2016 e 2017).

Graduado em Comunicação Social na PUCRS e Especialista em Fotografia e Moda na University of the Arts London, entre 2006 e 2013 foi professor de cursos de graduação e pós-graduação nas universidade PUCRS, ESPMRS, UNISINOS e FEEVALE. Atualmente, integra o corpo docente da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, ministra cursos de curadoria na Despina, no Rio de Janeiro, e colabora com periódicos sobre arte e cultura visual, dentre os quais as revistas Select, Arte Brasileiros, Terremoto, Vogue, Urbe, entre outras publicações. Foi membro dos conselhos curadores do MACRS, da Fundação Vera Chaves Barcellos e da FUNDACINE e atualmente integra o Conselho Consultor da Associação Cultural Despina, no Rio de Janeiro. 



Posts relacionados

 


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA