“Spacemen/Cavemen”, exposição do coletivo Chelpa Ferro, que conta com Luiz Zerbini

(Rio de Janeiro, RJ)

Luiz Zerbini, membro do Comitê do Prêmio PIPA 2011, faz parte do Chelpa Ferro, um coletivo multimídia criado em 1995 e composto também por Barrão e Sergio Mekler. O coletivo apresenta, em parceria com a Galeria Vermelho, uma instalação inédita em sua primeira exposição na Galeria Cavalo. A mostra “Spacemen/Cavemen” tem o mesmo nome da instalação feita pelo grupo em 2011, nunca mostrada antes no Rio, mas que foi exibida recentemente em Milão e Londres.

Duas estranhas máquinas estão penduradas perto do chão, erguidas por cordas presas nas paredes da sala de exibição. Elas foram feitas com pedras, lâmpadas, isopor, equipamentos sonoros, sucatas e fios emaranhados, e as hastes que as atravessam e que parecem com antenas improvisadas “dão ares de projeto científico pós-apocalíptico”, como indica o release. As invenções emitem som e luz e parecem tentar se comunicar em linguagens distintas. Os objetos empregados na construção das máquinas são aqueles vindos do descarte, e são resignificados: originalmente, como conta o release, eles teriam uma curta existência por conta da lógica da sociedade de consumo, mas na obra eles ganham sobrevida e tornam-se parte dessas paisagens sonoras e de luz.

O título “Spacemen/Cavemen”, assim como a mistura de materiais tecnológicos com pedras, indica um encontro entre tempos ancestrais e futuristas. O hibridismo é recorrente nas produções do coletivo, que costuma usar rejeito “junto a instrumentos tradicionais, materiais sintéticos com substâncias naturais, e sonoridade noise com orquestras sinfônicas” (release). O Chelpa Ferro une música a instalações tecnológicas e esculturas, e expõe ruídos que não se encaixam na noção tradicional de música.

“Spacemen/Cavemen”, de Chelpa Ferro
De 19 de setembro a 16 de novembro de 2019

Galeria Cavalo
Terça a sexta-feira, das 12h às 20h, sábados, das 13h às 17h
Rua Sorocaba, 51, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
Tel.: (21) 2267-7654



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA