EBA promove a sétima Bienal da Escola de Belas Artes

(Rio de Janeiro, RJ)

Depois de enfrentar problemas graves para a manutenção da Escola, após ter parte do território incendiado em 2016, a EBA (Escola de Belas Artes da UFRJ) promove do dia 12 de setembro a 13 de outubro a sétima Bienal da Escola de Belas Artes como forma de resistência do curso, no Paço Imperial. “Diversidade” reitera a participação dos diferentes saberes da arte na produção e realização da Bienal como forma de valorização da produção artística universitária apesar das dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores. “Territórios são conquistas que independem de uma geografia, transcendem fronteiras e estendem limites. São apropriações, conjuntos de projetos e expressões que nos singularizam, que nos fazem estabelecer afinidades”.

A partir dessa noção de território diverso, alunos dos 13 cursos da Escola (Artes Cênicas-Cenografia, Artes Visuais-Escultura, Composição de Interior, Composição Paisagística, Comunicação Visual Design, Desenho Industrial, Gravura, História da Arte, Conservação e Restauração, Licenciatura em Artes Plásticas, Licenciatura em Desenho e Pintura) atuam como expositores, autores de textos sobre as obras no catálogo, mediadores culturais em visitas guiadas e na comunicação visual do evento. Ao todo, serão 47 obras em exposição de 43 artistas em diferentes modalidades artísticas: pintura, vídeo, desenho, escultura, instalação e performance. Dentre eles, Danilo Ribeiro é um dos artistas que participa da Bienal.

Além dos alunos, professores efetivos da EBA (Paulo Venâncio, Milton Machado, Felipe Scovino, Paula Scamparini, Ivair Reinaldim, Antonio Guedes, Doris Kosminsky e Pedro Meyer) são responsáveis pela comissão curatorial da Bienal.

Bienal da Escola de Belas Artes, coletiva com a participação de Danilo Ribeiro
Curadoria de Paulo Venâncio, Milton Machado, Felipe Scovino, Paula Scamparini, Ivair Reinaldim, Antonio Guedes, Doris Kosminsky e Pedro Meyer
De 13 de setembro a 13 de outubro

Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro, RJ
De terça a sábado das 11h às 19h


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA