Clipping | Matéria da BBC UK sobre arte brasileira cita o Prêmio PIPA

“Como é ser um artista em um país liderado por um presidente de extrema-direita?” é a principal questão abordada pela BBC UK no artigo “Brazilian art under Bolsonaro”. Considerando os recentes comentários de Bolsonaro sobre raça, homossexualidade e meio ambiente, artistas e intelectuais brasileiros comentam os efeitos desse período conservador no cenário de arte nacional. Oliver Basciano menciona a perseguição à Antônio Obá, finalista do Prêmio PIPA 2017 hostilizado depois que a performance “Atos da Transfiguração” viralizou, que culminou no exílio do artista. Basciano destaca o crescente número de artistas de cor no Brasil nos últimos anos em galerias e exposições, apesar do revés político.

Lucrécia Vinhaes explica como funciona o Prêmio PIPA e fala sobre a exposição dos finalistas deste ano na Villa Aymoré. Luiz Camillo Osorio também comenta o trabalho de cada finalista de 2019 (Berna Reale, Cabelo, Jaime Lauriano e Guerreiro do Divino Amor), que abordam temas como racismo, desigualdade social, feminismo, estruturas históricas, econômicas, políticas e midiáticas brasileiras, entre outros. A reportagem também inclui áudios da performance do Cabelo e das instalações de Guerreiro do Divino Amor na Exposição dos Finalistas. 

Confira a reportagem completa.




O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA