Veja fotos e detalhes da abertura da Exposição dos Finalistas do Prêmio PIPA 2019

(Rio de Janeiro, RJ)

No sábado, 10 de agosto, inauguramos a Exposição dos Finalistas do Prêmio PIPA 2019. Pela primeira vez, a exposição foi realizada na Villa Aymoré, na Glória, onde o Instituto PIPA já realizava exposições de acervo e debates desde o ano passado. A galeria Aymoré está dividida em quatro espaços, um para cada finalista:

Berna Reale

Para a mostra, Berna montou a instalação “Terra sem jejum”, formada por cinco caixões infantis, ornamentados com temas como sorvetes e brigadeiros. A artista explica que a obra retrata a morte simbólica da infância no Brasil, país em que a “maior parte da população carcerária brasileira tem entre 18 e 29 anos, (e) que não passa um dia em que não enterramos uma criança por conta da violência”.

Cabelo

Cabelo criou para o seu espaço uma instalação com elementos do projeto “Luz com trevas” , que desenvolve desde o ano passado em forma de exposição e performance. Ainda este ano, o projeto vai se tornar um disco.

Guerreiro do Divino Amor

Na exposição, Guerreiro apresenta “SuperRio”, obra ficcional sobre a história e cultura do Rio de Janeiro,“Supercomplexo metropolitano expandido”, instalação que retrata a estrutura de São Paulo a partir da visão de Guerreiro, como uma máquina em que rodas da fortuna se misturam à imagens de pastores televisivos, e “A Cristalização de Brasília”, obra recentemente finalizada e exibida pela primeira vez na Exposição dos Finalistas do PIPA, também ficcional sobre a construção de Brasília.

Jaime Lauriano

Abordando questões sobre racismo estrutural e descolonização, Lauriano apresenta elementos de três projetos recentes, incluindo sua pesquisa atual sobre símbolos nacionais, como a taça Jules Rimet.

A exposição permanece em cartaz até o dia 28 de setembro e, no dia 20 de setembro, o vencedor do Prêmio PIPA será anunciado. Veja fotos!

 


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA