“Balé Literal” transforma o espaço da galeria A Gentil Carioca

(Rio de Janeiro, RJ)

A apresentação Balé Literal, de Laura Lima, é um trabalho inédito que conecta os dois prédios da galeria diretamente à encruzilhada através de uma engenhosa traquitana. o projeto foi o resultado de uma pesquisa com arquiteturas e seres vivos, é um organismo vivo que mobiliza dezenas de pessoas orquestradas pela artista. A exposição começou no dia 29 de junho e permanece em cartaz até 30 de agosto de 2019.

Em Balé Literal, os espaços internos e externos da galeria são configurados como a coxia de um teatro.  O balé da artista é composto pela construção de um bestiário de coisas e pessoas em vai-e-vem: no lugar de bailarinos, tem-se obras, objetos, maquinaria, equipe, arquitetura, sonorização e iluminação; além do público que, como uma coreografia, circula através da triangulação que costura os dois prédios e a encruzilhada da galeria, com os seres invisíveis que lá habitam. As descidas, pausas e subidas deste balé são embaladas, a convite da artista, por uma sinfonia especialmente composta por Ana Frango Elétrico.

Balé Literal com Laura Lima
De 29 de junho a 30 de agosto 2019

A Gentil Carioca
Rua Gonçalves Lédo, 17 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Horários: segunda a sexta de 12h00-19hoo



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA