Assista à última seleção de vídeo-entrevistas dos indicados ao PIPA 2019

Assista à última seleção de vídeo-entrevistas com artistas indicados à décima edição do Prêmio PIPA, produzidas pela Do Rio Filmes e publicadas nas páginas dos artistas. Nelas, você aprende mais sobre a obra, carreira, inspirações e muito mais de Octavio Schipper, Panmela Castro e Warley Desali.

Clique nos nomes dos artistas para ver suas páginas atualizadas.

Desali

Transitando por múltiplas linguagens, como a pintura, a fotografia, a ação performativa e o vídeo, a obra de Desali é marcada pela subversão das hierarquias, tanto artísticas quanto sociais. Na sua obra, os resíduos da cidade, as memórias mais ínfimas ou mesmo o lixo podem ter valor artístico, assim como a figura do artista é vista com ironia e tratada de modo comum. Desali atua para promover um contato entre a periferia, as camadas sociais mais desfavorecidas, e o universo da arte, questionando as instituições artísticas tradicionais e as contaminando com a energia da rua.

Octavio Schipper

Formado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1979, Otavio Schipper explora a percepção do tempo e da memória cultural dos objetos. Em suas instalações, elementos da ciência e tecnologia de diferentes períodos levam o espectador a territórios mais próximos dos estados dos sonhos e mergulhos de imaginação, em vez de uma organização sistemática do conhecimento. Já expôs em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Berlim, Londres e Paris. Em 2017, foi contemplado com o KLAS Award pela Max Planck Society, trabalhando como artista residente na Universidade de Groningen na Holanda e nos Institutos Max Planck na Alemanha.

Panmela Castro

Originalmente pichadora do subúrbio do Rio, Panmela Castro interessou-se pelo diálogo que seu corpo feminino marginalizado estabelecia com a urbe, dedicando-se a construir performances a partir de experiências pessoais, em busca de uma afetividade recíproca com o outro de experiência similar. É Mestre em artes pela UERJ; realizou projetos em mais de 15 países; teve seu trabalho exposto em instituições como o Stedelijk Museum; e está em coleções como das Nações Unidas. Recebeu inúmeras nomeações por seu ativismo pelos direitos humanos.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA